Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/8025| Authors: | Ferreira, Bruno Antonio De Paiva |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Rodrigues, Marcelo Santos |
| Title: | Práticas populares de curas e o espaço do médico Francisco Ayres Da Silva no sertão brasileiro (1900 – 1930) |
| Keywords: | Práticas de curas populares. Medicina. Cura. Doença.Folk healing practices. Medicine. Cure. Disease |
| Issue Date: | 1-Jun-2022 |
| Citation: | FERREIRA, Bruno Antonio De Paiva. Práticas populares de curas e o espaço do médico Francisco Ayres Da Silva no sertão brasileiro (1900 – 1930).2022.99f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2022. |
| metadata.dc.description.resumo: | Com uma escrita progressista, a presente dissertação de mestrado, no primeirocapítulo, examina e identifica os saberes, práticas, teorias e técnicas medicinais, exercidas por indígenas, europeus, africanos e brasileiros. Destacando e distinguindo o que era considerado práticas de curas populares e o que era medicina acadêmica, com o objetivo de entender as transformações, fusões e permanências da medicina acadêmica e da medicina popular no período colonial e Imperial brasileiro. No segundo capítulo nossa atenção volta-se para a atuação médica de Francisco Ayres da Silva, nacidade de Porto Nacional e região, através do jornal ‘Norte de Goyaz’. Por meio da escrita do médico Ayres, no diário de viagem ‘Caminhos de Outrora’, resgatamos e reconstruímos práticas de curas populares, como a utilização de plantas medicinais e comidas típicas da região, por barqueiros, remeiros, roceiros, ribeirinhos e outros sertanejos que viveram ao longo do rio Tocantins (Médio e Alto Tocantins) para curarem suas doenças. Por fim a dissertação busca ainda mostrar um esforço significativo no modo de fazer história, pois ao reconstruir e resgatar práticas de curaspopulares, mesmo através dos olhos de um médico, na história da saúde brasileira, significa, lutar contra padrões morais conservadores e elitista que foram antes estabelecidos. |
| Abstract: | With a progressive writing, the present master's thesis, in the first chapter, examines and identifies the knowledge, practices, theories and medicinal techniques practiced by indigenous peoples, Europeans, Africans and Brazilians. Highlighting and distinguishing what was considered popular healing practices and what was academic medicine, with the aim of understanding the transformations, fusions and permanences of academic medicine and folk medicine in the Brazilian colonial and Imperial period.Inthe second chapter our attention turns to the medical work of Francisco Ayres da Silva, in the city of Porto Nacional and region, through the newspaper 'Norte de Goyaz'.For the middle of the writing of medical Ayres, in the travel diary 'Caminhos de Outrara', we rescued and reconstructed popular healing practices, such as the use of medicinal plants and typical foods of the region, by boatmen, rowers, roceiros, riverside people and other sertanejos. who lived along the Tocantins River (Medium and Upper Tocantins) to cure their illnesses. The end of the conservative history of the eyes, seeks to preserve a significant way of making history, because reconstructing the popular and preserving theeyes of a doctor, in the same history of the preservation of Brazilian health, fighting, meaning against standards were defined before. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em História das Populações Amazônicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Bruno Antonio De Paiva Ferreira - Dissertação.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
