Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/8024
Autor(a): Jacó, Jil-Vanny da Silva Cunha
Orientador: Cezari, Eduardo José
Título: A educação integral e os impactos dos projetos de parcerias cívico-militares no processo de ensino
Palavras-chave: Educação Integral. Currículo. Formação Continuada. Curso de capacitação. Monitores escolares.Integral Education. Curriculum. Continuing Education. Training course. School monitors
Data do documento: 26-Mai-2025
Citação: JACÓ, Jil-Vanny da Silva Cunha. A educação integral e os impactos dos projetos de parcerias cívico-militares no processo de ensino. 2025.104f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2025.
Resumo: Esta investigação tem como foco a compreensão e a importância da Escola de Tempo Integral com parcerias cívico-militares no contexto da Secretaria Municipal de Educação de Palmas- TO. O estudo busca analisar os possíveis caminhos e feitos que essas parcerias provocam no bom desenvolvimento do ensino e nas práticas pedagógicas dentro dessas unidades escolares. A análise é fundamentada tanto na vivência docente quanto nos aportes teóricos e documentais produzidos sobre a temática. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, além de estar baseada na minha vivência profissional como docente. A partir dessa perspectiva, buscou-se apresentar possíveis caminhos para impulsionar e aprimorar as parcerias entre as escolas de tempo integral e as instituições militares nas unidades escolares de Palmas-TO. Nesse sentido, o trabalho foi organizado a partir de uma apresentação de retalhos da vida da autora, dividindo-se em três seções principais, organizados em forma de dois artigos e um produto final, os quais se complementam, realizados a partir de experiências pessoais, reflexões teóricas e análises documentais sobre o tema. A primeira seção trata do artigo “A Evolução Histórica da Educação Integral no Brasil”; a segunda seção apresenta o artigo intitulado “Vivências da Educação Integral no Município de Palmas”; e, por fim, a terceira seção é o produto final e tem como proposta apresentar o curso de capacitação destinado aos profissionais que atuam como monitores escolares na rede municipal de ensino de Palmas–TO. Considerando a ausência de um curso que integre efetivamente os monitores ao espaço físico e ao universo escolar, torna- se evidente uma lacuna que precisa ser organizada e preenchida para que a atuação desses profissionais seja, de fato, satisfatória e significativa para a comunidade escolar. Diante disso, aponta-se a necessidade da implementação de um curso de formação específico, capaz de promover a integração dos monitores às rotinas escolares e de potencializar suas contribuições para as práticas administrativas e pedagógicas nas Unidades Escolares.
Abstract: This research focuses on the understanding and importance of the Full-Time School with civic- military partnerships in the context of the Palmas-TO Municipal Department of Education. The study seeks to analyze the possible paths and achievements that these partnerships bring about in the proper development of teaching and pedagogical practices within these school units. The analysis is based both on teaching experience and on the theoretical and documentary contributions produced on the subject. The methodology used in this investigation is qualitative in nature, with a bibliographical and documentary approach, as well as being based on my professional experience as a teacher. From this perspective, we sought to present possible ways to boost and improve partnerships between full-time schools and military institutions in Palmas- TO schools. In this sense, the work was organized from a presentation of patches of the author's life, divided into three main sections, organized in the form of two articles and a final product, which complement each other, based on personal experiences, theoretical reflections and documentary analysis on the subject. The first section is the article “The Historical Evolution of Integral Education in Brazil”; the second section presents the article entitled “Experiences of Integral Education in the Municipality of Palmas”; and finally, the third section is the final product and aims to present the training course for professionals who work as school monitors in the municipal education network of Palmas-TO. Considering the lack of a course that effectively integrates the monitors into the physical space and the school universe, there is clearly a gap that needs to be organized and filled so that the work of these professionals is, in fact, satisfactory and meaningful for the school community. In view of this, there is a need to implement a specific training course, capable of promoting the integration of monitors into school routines and enhancing their contributions to administrative and pedagogical practices in school units.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jil-Vanny da Silva Cunha Jacó - Dissertação.pdf5.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.