Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7930
Autor(a): Marques, Josiane Rodrigues de Souza
Orientador: Bispo, Marciléia Oliveira
Título: O novo ensino médio e o ensino de geografia - apontamentos em algumas escolas em Porto Nacional -TO
Palavras-chave: Novo Ensino Médio;Ensino de Geografia;Itinerários Formativos;New High School;Teaching Geography;Training Itineraries
Data do documento: 12-Set-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MARQUES, Josiane Rodrigues de Souza. O novo ensino médio e o ensino de geografia: apontamentos em algumas escolas em porto nacional -to. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo apontamentos da reforma do Ensino Médio para Ensino de Geografia. Com o intuito de atingir esse propósito, realizou-se uma análise bibliográfica que aborda as mudanças propostas para a implementação do Novo Ensino Médio, focando nos itinerários formativos e nas principais reformas contidas no documento orientador da educação em Geografia no Brasil para o ensino médio. Além da revisão da literatura, foram coletados dados junto a três professores de Geografia de escolas públicas de ensino médio em Porto Nacional, To: Escola Estadual Carmênia Matos, Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa Silva e Escola Estadual Brasil. Tendo ainda como objetivos específicos: compreender o processo de adaptação dos professores ao Novo Ensino Médio e a maneira como o ensino de Geografia está sendo aplicado nessas instituições de ensino de Educação Básica pesquisados. A pesquisa destaca que os professores são enfáticos ao identificar os problemas centrais para o desenvolvimento da aprendizagem. Eles enfatizam a importância de os educadores abandonarem a abordagem monótona e inflexível no ensino de Geografia e que ensinar simplesmente conceitos e categorias de análise não é suficiente. E ainda é crucial usar uma abordagem diferenciada para ajudar os alunos a construir uma consciência espacial e um pensamento geográfico.
Abstract: This work aims to notes the reform of High School for Geography Teaching. In order to achieve this purpose, a bibliographical analysis was carried out that addresses the changes proposed for the implementation of the New Secondary Education, focusing on the training itineraries and the main reforms contained in this guiding document for Geography education in Brazil. In addition to the literature review, data were collected from three Geography teachers from public high schools in Porto Nacional, To: Escola Estadual Carmênia Matos, Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa Silva and Escola Estadual Brasil. Also having specific objectives: to understand the process of adaptation of teachers to the New High School and the way in which Geography teaching is being applied in these Basic Education teaching institutions researched. The research highlights that teachers are emphatic in identifying the central problems for the development of learning. They emphasize the importance of educators abandoning the monotonous and inflexible approach to teaching Geography and that simply teaching concepts and categories of analysis is not enough. And it is still crucial to use a differentiated approach to help students build spatial awareness and geographic thinking.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7930
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josiane Rodrigues de Souza Marques - TCC.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.