Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7921
Authors: Lima, Layane Soares Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Ipolito, Juliana Chioca
Title: A educação especial e inclusiva na perspectiva histórico-crítica e psicologia histórico-cultural
Keywords: Educação especial; Inclusão escolar; Pedagogia histórico-crítica; Psicologia histórico-cultural
Issue Date: 11-Sep-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LIMA, Layane Soares Ferreira. A educação especial e inclusiva na perspectiva histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. 2025. 45f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo central investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC e da Psicologia Histórico-Cultural para a construção de uma educação especial verdadeiramente inclusiva. Partindo da constatação de que a simples inserção física de estudantes com deficiência nas escolas regulares não garante, por si só, a efetivação da inclusão, a pesquisa propõe uma análise crítica das práticas pedagógicas atuais à luz dessas abordagens teóricas. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, com análise de produções acadêmicas recentes, embarcando no contexto das legislações educacionais, além de compreender a inclusão do Atendimento Educacional Especializado - AEE. O referencial teórico fundamenta-se principalmente nas obras de Dermeval Saviani, Lev Vygotsky, cuja s contribuições sustentam a ideia de que o acesso ao conhecimento sistematizado é condição indispensável para a emancipação dos sujeitos. A partir dessa perspectiva, a monografia discute o papel da escola como espaço de mediação cultural e crítica à lógica da integração meramente formal. Também são examinadas teses e dissertações que analisam práticas inclusivas em diferentes contextos, com destaque para os estudos de Lorenzini (2022), Santana (2022), Soares (2021), Wszolek (2023) e Jungo (2022). Os resultados da pesquisa indicam que a inclusão escolar ainda enfrenta desafios significativos, como o capacitismo estrutural, a precarização da formação docente, a permanência de práticas medicalizantes e a fragilidade das políticas públicas inclusivas. Em contrapartida, os fundamentos da PHC e da Psicologia Histórico-Cultural oferecem um caminho teórico e metodológico potente para superar essas contradições, a partir da valorização da totalidade do sujeito, da mediação pedagógica intencional e do currículo crítico. A monografia conclui que a efetivação da educação inclusiva exige mais do que diretrizes legais: é necessária uma reorganização profunda do trabalho escolar, articulando teoria, prática e compromisso político com a justiça social e a formação omnilateral de todos os estudantes.
Abstract: This work has as its central objective to investigate the contributions of Historical-Critical Pedagogy (HCP) and Historical-Cultural Psychology to the construction of a truly inclusive special education. Starting from the realization that the mere physical insertion of students with disabilities in regular schools does not, by itself, guarantee the actual implementation of iinclusion, the research proposes a critical analysis of current pedagogical practices in light ofthese theoretical approaches. The methodology adopted was qualitative, bibliographic, and documentary in nature, with an analysis of recent academic productions, situated within the context of educational legislation, as well as considering the inclusion of Specialized Educational Services (SES). The theoretical framework is mainly grounded in the works of Dermeval Saviani and Lev Vygotsky, whose contributions support the idea that access to systematized knowledge is an indispensable condition for the emancipation of individuals. From this perspective, the monograph discusses the role of the school as a space for cultural mediation and as a critique of the logic of merely formal integration. Theses and dissertations that analyze inclusive practices in different contexts are also examined, with emphasis on the studies of Lorenzini (2022), Santana (2022), Soares (2021), Wszolek (2023), and Jungo (2022). The research results indicate that school inclusion still faces significant challenges, such as structural ableism, the precariousness of teacher training, the persistence of medicalizing practices, and the fragility of inclusive public policies. On the other hand, the foundations of HCP and Historical-Cultural Psychology offer a strong theoretical and methodological pathway to overcoming these contradictions, by valuing the totality of the subject, intentional pedagogical mediation, and a critical curriculum. The monograph concludes that the realization of inclusive education requires more than legal guidelines: it demands a profound reorganization of school work, articulating theory, practice, and political commitment to social justice and the all-round formation of all students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7921
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Layane Soares Ferreira Lima - Monografia.pdf503.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.