Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7920
Authors: Souza, Silvana Benvindo de
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Neila Nunes de
Title: Qualidade do ensino: a relação entre planejamento de aulas e a aprendizagem dos alunos
Keywords: Qualidade do ensino;Planejamento de aulas;Prática pedagógica;Aprendizagem dos alunos;Formaçãode professores.;Quality of teaching;Lesson planning;Pedagogical practice;Student learning;Teacher training.
Issue Date: 11-Sep-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUZA, Silvana Benvindo de. Qualidade do ensino: a relação entre planejamento de aulas e a aprendizagem dos alunos. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Lingua Inglesa, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre o planejamento de aulas e a qualidade do ensino, com ênfase na forma como a realização de planos de aulas pode contribuir para uma prática pedagógica. Para tanto, baseou-se teoricamente no livro "Repensando a Didática" de Ilma Veiga Passos Alencastro (2012) e buscou apresentar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na elaboração de planos de aula. A partir da análise da literatura, foram discutidos os principais benefícios do planejamento de aulas, um dos principais pontos destacados é a importância da clareza dos objetivos para a elaboração de planos de aulas que contribuam para a aprendizagem dos alunos. É preciso que os objetivos sejam bem definidos e específicos, a fim de que o professor possa planejar atividades e estratégias pedagógicas adequadas e direcionadas ao alcance dos resultados esperados. A organização da sequência didática também é essencial, sendo necessário planejar o conteúdo de forma coerente e progressiva, de modo a garantir uma aprendizagem significativa e duradoura. Além disso, é importante que os professores sejam criativos e inovadores na escolha e uso de recursos e estratégias pedagógicas, levando em conta as características e necessidades dos alunos. Também foram apresentados estudos que comprovam a relação positiva entre a realização de planos de aulas e o desempenho dos alunos.
Abstract: This article aims to discuss the relationship between lesson planning and the quality of teaching, with an emphasis on how the realization of lesson plans can contribute to a pedagogical practice. To do so, it was theoretically based on Ilma Veiga Passos Alencastro's book "Repensando a Didática" and sought to present the main difficulties faced by teachers in elaborating lesson plans. Through a literature analysis, the main benefits of lesson planning were discussed, with one of the main points highlighted being the importance of clear objectives for the development of lesson plans that contribute to student learning. Objectives must be well defined and specific, so that the teacher can plan appropriate and targeted pedagogical activities and strategies to achieve the expected results. The organization of the didactic sequence is also essential, requiring the content to be planned in a coherent and progressive way, in order to ensure significant and lasting learning. In addition, it is important that teachers be creative and innovative in choosing and using pedagogical resources and strategies, taking into account the characteristics and needs of the students. Studies that prove the positive relationship between the realization of lesson plans and student performance were also presented.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7920
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana Benvindo de Souza - TCC.pdf295.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.