Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Neila Nunes de-
dc.contributor.authorSouza, Silvana Benvindo de-
dc.date.accessioned2025-09-11T13:59:03Z-
dc.date.available2025-09-11T13:59:03Z-
dc.date.issued2025-09-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Silvana Benvindo de. Qualidade do ensino: a relação entre planejamento de aulas e a aprendizagem dos alunos. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Lingua Inglesa, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7920-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the relationship between lesson planning and the quality of teaching, with an emphasis on how the realization of lesson plans can contribute to a pedagogical practice. To do so, it was theoretically based on Ilma Veiga Passos Alencastro's book "Repensando a Didática" and sought to present the main difficulties faced by teachers in elaborating lesson plans. Through a literature analysis, the main benefits of lesson planning were discussed, with one of the main points highlighted being the importance of clear objectives for the development of lesson plans that contribute to student learning. Objectives must be well defined and specific, so that the teacher can plan appropriate and targeted pedagogical activities and strategies to achieve the expected results. The organization of the didactic sequence is also essential, requiring the content to be planned in a coherent and progressive way, in order to ensure significant and lasting learning. In addition, it is important that teachers be creative and innovative in choosing and using pedagogical resources and strategies, taking into account the characteristics and needs of the students. Studies that prove the positive relationship between the realization of lesson plans and student performance were also presented.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectPlanejamento de aulaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagem dos alunospt_BR
dc.subjectFormaçãode professores.pt_BR
dc.subjectQuality of teachingpt_BR
dc.subjectLesson planningpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectStudent learningpt_BR
dc.subjectTeacher training.pt_BR
dc.titleQualidade do ensino: a relação entre planejamento de aulas e a aprendizagem dos alunospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo discutir a relação entre o planejamento de aulas e a qualidade do ensino, com ênfase na forma como a realização de planos de aulas pode contribuir para uma prática pedagógica. Para tanto, baseou-se teoricamente no livro "Repensando a Didática" de Ilma Veiga Passos Alencastro (2012) e buscou apresentar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na elaboração de planos de aula. A partir da análise da literatura, foram discutidos os principais benefícios do planejamento de aulas, um dos principais pontos destacados é a importância da clareza dos objetivos para a elaboração de planos de aulas que contribuam para a aprendizagem dos alunos. É preciso que os objetivos sejam bem definidos e específicos, a fim de que o professor possa planejar atividades e estratégias pedagógicas adequadas e direcionadas ao alcance dos resultados esperados. A organização da sequência didática também é essencial, sendo necessário planejar o conteúdo de forma coerente e progressiva, de modo a garantir uma aprendizagem significativa e duradoura. Além disso, é importante que os professores sejam criativos e inovadores na escolha e uso de recursos e estratégias pedagógicas, levando em conta as características e necessidades dos alunos. Também foram apresentados estudos que comprovam a relação positiva entre a realização de planos de aulas e o desempenho dos alunos.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvana Benvindo de Souza - TCC.pdf295.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.