Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinho, Maria José de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Vanderley José de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-04T18:11:01Z | - |
dc.date.available | 2025-09-04T18:11:01Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vanderley José de. Formação continuada dos professores amazônidas no Vale do Araguaia tocantinense: saberes da linguagem e perspectivas de conexões transdisciplinares. 2025. 181f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Palmas, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/7910 | - |
dc.description.abstract | This research aims to understand the process of in-service continuing education of teachers, having the Amazonian border as a context, in the Araguaia Valley on state of Tocantins, territory under analysis, from a perspective of complex epistemology, transdisciplinary and possible connections with language knowledge; movement that reverberates the multidimensionality of the subject. In this way, the methodological path of the investigation follows the path of the case study, through the semi-structured interview technique, with a qualitative approach and bibliographic and documentary support; with emphasis on Morin (2015), Nicolescu (1999), Moraes (2015), Bakhtin (2013), Sommerman (2008), Pinho and Passos (2018), among others. Thus, both the methodological and theoretical fields insert the in- service continuing education of teachers in this immersion of uncertainties, in which there is articulation of the triad: complexity, transdisciplinarity and language, from a proactive perspective that these epistemologies can contribute to the construction of public policies, which emerge from the school territory. In this propositional movement, the teacher is the articulator of knowledge, he is a subject who is between and through the different forms of materialization of the object, experienced by the areas of knowledge. It is a fact that classical science rationalized knowledge, by disregarding other possibilities of understanding, among them the ethics of reconnection, imagination, connection of subject and object. In this way, complex and transdisciplinary epistemology emerges with a new look at human formation, that is, knowledge that touches us and others; reflective subjects, with planetary awareness and an ethical commitment to education. These are some of the main foundations that the research reveals about continued thematic in-service continuing training, from the areas of study, at the Aristeu Camargo Municipal School, in the Amazonian territory of Tocantins, which in this opportunity symbolizes so many other, in this continental-sized Brazil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pensamento complexo. Transdisciplinaridade. Saberes da Linguagem. Formação de Professores. Educação. Hybridity. Interart. Interlocutors. Marginality. Subalternity | pt_BR |
dc.title | Formação continuada dos professores amazônidas no Vale do Araguaia tocantinense: saberes da linguagem e perspectivas de conexões transdisciplinares | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Souza, Kênia Paulino de Queiroz | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é o resultado de indagações de como ocorre o processo de formação continuada de professores em serviço, no contexto fronteiriço amazônico tocantinense; assim, objetiva compreendê-la numa perspectiva complexa, transdisciplinar e de possíveis conexões com os saberes da linguagem. A reflexão explicita a importância do ser ontológico, primeiramente, mas que transite e reverbere a multidimensionalidade do sujeito no contexto educacional. Para tanto, o percurso metodológico da investigação seguiu o caminho do estudo de caso, por meio da técnica de entrevista semiestruturada, questionário com pauta na abordagem qualitativa, suporte bibliográfico e documental; com ênfase em Morin (2015), Nicolescu (1999), Moraes (2015), Petraglia (2021), Bakhtin (2013), Sommerman (2008), Nóvoa (2009), Mello (2013) Pinho e Passos (2018), dentre outros. Nesse sentido, tanto a seara metodológica quanto a teórica inserem a formação continuada de professores em serviço nesta imersão de incertezas, na qual há articulação da tríade: complexidade, transdisciplinaridade e linguagem, numa perspectiva proativa de que estas epistemologias possam contribuir na construção de políticas públicas, que emergem a partir do território escolar. Nesse movimento, o professor é o articulador dos saberes, é um sujeito que está entre e através das diferentes formas de materialização do objeto, vivenciadas pelas áreas do conhecimento. É fato que a ciência clássica racionalizou o conhecimento, ao desconsiderar outras possibilidades de compreensão, dentre elas a ética da religação, imaginação, conexão do sujeito e do objeto. Dessa forma, essas epistemologias sinalizam um novo olhar para a formação humana, ou seja, um conhecimento que toca o nós e os outros; sujeitos reflexivos, de consciência planetária e compromisso ético com a educação. Estes são alguns dos principais fundamentos que a pesquisa revelou sobre a temática formação continuada em serviço, a partir do campo de estudos, na Escola Municipal Aristeu Camargo, no território amazônico Tocantinense, que neste ensejo simboliza tantas outras, nesse Brasil de dimensões continentais. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanderley José de Oliveira - Tese.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.