Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7905
Authors: | Souza, Deyvee Barbosa de Bandeira, Leonardo dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Oliveira Junior, José Carlos de |
Title: | Indicadores educacionais estatisticamente associados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): um estudo com escolas de ensino médio do Tocantins |
Keywords: | Ensino médio;IDEB;Indicadores educacionais |
Issue Date: | 20-Dec-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SOUZA, Deyvee Barbosa de; BANDEIRA, Leonardo dos Santos. Indicadores educacionais estatisticamente associados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): um estudo com escolas de ensino médio do Tocantins. 2022. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste artigo é identificar os indicadores educacionais que estão estatisticamente associados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas de Ensino Médio. Para tanto, procedeu-se uma análise estatística descritiva e inferencial, por meio do teste de Regressão Linear Múltipla (RLM), dos indicadores educacionais da educação básica e do IDEB de 2019, considerando as escolas públicas que oferecem o Ensino Médio no estado do Tocantins como amostra de pesquisa. A partir da análise dos dados foi possível identificar que até 2011 o estado obteve IDEB acima do projetado, situação que se reverte a partir de 2013, e que no ano de 2019 o estado apresenta um IDEB de 3,9 para uma projeção de 4,5. O modelo de regressão linear múltipla demonstrou que a taxa de rendimento escolar, o IDEB do ano anterior e a taxa de distorção idade-série formam um conjunto de variáveis que podem influenciar estatisticamente o IDEB a um nível de significância de 1%, sendo que as duas primeiras influenciam o índice de forma positiva e a terceira de forma negativa. Os resultados contribuem para a compreensão de que outras variáveis podem influenciar o IDEB, sugerindo medidas de análise do contexto social, econômico, demográfico e do fator escola na determinação da qualidade da educação. |
Abstract: | The aim of this article is to identify the educational indicators that are statistically associated with the Basic Education Development Index (IDEB) of high schools. For this, a descriptive and inferential statistical analysis was performed, through the Multiple Linear Regression Test (RLM), of the educational indicators of basic education and the IDEB of 2019, considering the public schools that offer high school in the state of Tocantins as a research sample. From the data analysis it was possible to identify that until 2011 the state obtained IDEB above the projected, a situation that reverts from 2013, and that in 2019 the state presents an IDEB of 3.9 for a projection of 4.5. The multiple linear regression model showed that the school performance rate, the IDEB of the previous year and the age-grade distortion rate form a set of variables that can statistically influence the IDEB at a significance level of 1%, the first two of which influence the index positively and the third negatively. The results contribute to the understanding that other variables can influence the IDEB, suggesting measures to analyze the social, economic, demographic and school factor in determining the quality of education. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7905 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Matemática - Deyvee Barbosa de Souza - Leonardo dos Santos Bandeira.pdf.pdf | 715.83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.