Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7905
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira Junior, José Carlos de-
dc.contributor.authorSouza, Deyvee Barbosa de-
dc.contributor.authorBandeira, Leonardo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-04T13:14:17Z-
dc.date.available2025-09-04T13:14:17Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Deyvee Barbosa de; BANDEIRA, Leonardo dos Santos. Indicadores educacionais estatisticamente associados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): um estudo com escolas de ensino médio do Tocantins. 2022. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7905-
dc.description.abstractThe aim of this article is to identify the educational indicators that are statistically associated with the Basic Education Development Index (IDEB) of high schools. For this, a descriptive and inferential statistical analysis was performed, through the Multiple Linear Regression Test (RLM), of the educational indicators of basic education and the IDEB of 2019, considering the public schools that offer high school in the state of Tocantins as a research sample. From the data analysis it was possible to identify that until 2011 the state obtained IDEB above the projected, a situation that reverts from 2013, and that in 2019 the state presents an IDEB of 3.9 for a projection of 4.5. The multiple linear regression model showed that the school performance rate, the IDEB of the previous year and the age-grade distortion rate form a set of variables that can statistically influence the IDEB at a significance level of 1%, the first two of which influence the index positively and the third negatively. The results contribute to the understanding that other variables can influence the IDEB, suggesting measures to analyze the social, economic, demographic and school factor in determining the quality of education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.titleIndicadores educacionais estatisticamente associados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): um estudo com escolas de ensino médio do Tocantinspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é identificar os indicadores educacionais que estão estatisticamente associados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas de Ensino Médio. Para tanto, procedeu-se uma análise estatística descritiva e inferencial, por meio do teste de Regressão Linear Múltipla (RLM), dos indicadores educacionais da educação básica e do IDEB de 2019, considerando as escolas públicas que oferecem o Ensino Médio no estado do Tocantins como amostra de pesquisa. A partir da análise dos dados foi possível identificar que até 2011 o estado obteve IDEB acima do projetado, situação que se reverte a partir de 2013, e que no ano de 2019 o estado apresenta um IDEB de 3,9 para uma projeção de 4,5. O modelo de regressão linear múltipla demonstrou que a taxa de rendimento escolar, o IDEB do ano anterior e a taxa de distorção idade-série formam um conjunto de variáveis que podem influenciar estatisticamente o IDEB a um nível de significância de 1%, sendo que as duas primeiras influenciam o índice de forma positiva e a terceira de forma negativa. Os resultados contribuem para a compreensão de que outras variáveis podem influenciar o IDEB, sugerindo medidas de análise do contexto social, econômico, demográfico e do fator escola na determinação da qualidade da educação.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::EAD::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Deyvee Barbosa de Souza - Leonardo dos Santos Bandeira.pdf.pdf715.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.