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Authors: Teixeira Junior, Arnaldo Côelho
metadata.dc.contributor.advisor: Freire, José Carlos da Silveira
Title: Frazione: um aplicativo para ensinar e aprender equivalência fracionária
Keywords: Ensino. Aprendizagem. Frações equivalentes. Aplicativo.Teaching. Learning. Equivalent fractions. Application
Issue Date: 15-Mar-2024
Citation: TEIXEIRA JÚNIOR, Arnaldo Côelho. Frazione: um aplicativo para ensinar e aprender equivalência fracionária. 2024.61f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O tratamento e a conversão de frações equivalentes configuram-se como barreiras no estudo deste campo matemático, dada a variedade e a singularidade dos registros de representação semiótica. A fim de auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem de frações equivalentes, esta pesquisa visa a construção de um aplicativo para trabalhar equivalência fracionária na relação parte-todo, tomando como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, mais especificamente em relação ao tratamento e à conversão. Este estudo caracteriza- se como uma pesquisa qualitativa, constituída de revisão bibliográfica, a partir da qual se desenvolveu o aplicativo Frazione, cuja construção se deu através das fases de análise, projeto, desenvolvimento e teste de software. Ao aplicativo foram agregadas atividades, implementadas a fim proporcionar a racionalização de problemas envolvendo equivalência fracionária, trabalhando fração nos enunciados das atividades, nos desafios e nas mensagens de retorno para o usuário, considerando diferentes tipos de representação. No aplicativo, as atividades foram dispostas trazendo, gradativamente, o aumento da complexidade dos problemas propostos, novos elementos interativos e representações fracionárias. Conclui-se que a utilização do Frazione se configura como uma relevante ferramenta metodológica para se trabalhar equivalência fracionária, tanto com estudantes do Ensino Fundamental, quanto na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, especialmente quando se considera o tratamento e a conversão de registros de representação semiótica.
Abstract: The treatment and conversion of equivalent fractions represent barriers in the study of this mathematical field, given the variety and uniqueness of semiotic representation registers. In order to assist in the teaching and learning processes of equivalent fractions, this research aims to build an application to work with fractional equivalence in the part-whole relationship, based on Duval's Theory of Semiotic Representation Registers, more specifically regarding treatment and conversion. This study is characterized as qualitative research, consisting of a bibliographic review from which the Frazione application was developed, whose construction took place through the phases of analysis, design, development and software testing. Activities were added to the application, implemented in order to provide the rationalization of problems involving fractional equivalence, working with fractions in the activity statements, challenges and feedback messages for the user, considering different types of representation. In the application, the activities were arranged gradually increasing the complexity of the proposed problems, with new interactive elements and fractional representations. It is concluded that the use of Frazione is a relevant methodological tool for working with fractional equivalence, both with Elementary School students and in the initial and continuing training of teachers who teach mathematics, especially when considering the treatment and conversion of records of semiotic representation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7897
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

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