Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7894
Authors: | Franca, Carla Cristina Gonzaga |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ribeiro, Elisabete da Silveira |
Title: | Como me tornei cuidadora de pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA) narrativas sobre ética de cuidado |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista;Cuidado familiar;Rotina;Narrativas |
Issue Date: | 29-Jul-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | FRANCA, Carla Cristina Gonzaga. Como me tornei cuidadora de pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA) narrativas sobre ética de cuidado. 2025. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo pesquisar as experiências vivenciadas por uma cuidadora de uma adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase nas principais mudanças na rotina social e familiar para se adaptar às necessidades do cuidado. E para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com base em narrativas autobiográficas, como procedimento metodológico. Para a produção dos dados, utilizou-se a entrevista aberta, na qual a cuidadora compartilhou relatos de suas vivências e desafios no contexto do cuidado. O estudo busca compreender as estratégias utilizadas para lidar com as demandas do TEA, bem como os impactos dessas práticas na dinâmica familiar e nos vínculos afetivos. |
Abstract: | This study aims to investigate the experiences of a caregiver of an adolescent with Autism Spectrum Disorder (ASD), with an emphasis on the main changes in social and family routines to adapt to the needs of caregiving. A qualitative approach based on autobiographical narratives was adopted as the methodological procedure. Data were collected through open-ended interviews, in which the caregiver shared accounts of her experiences and challenges in the caregiving context. The study seeks to understand the strategies used to cope with the demands of ASD, as well as the impact of these practices on family dynamics and emotional bonds. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7894 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Pedagogia - Carla Cristina Gonzaga Franca.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.