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Autor(a): Batista, Idrlan Alves
Orientador: Rocha, Damião
Título: Avaliação da educação do ensino superior dos cursos de graduação do IFTO no triênio 2021- 2023
Palavras-chave: Avaliação Institucional. Educação Técnica, Científica e Tecnológica. Avaliação da Educação Superior. Institutional Evaluation. Technical, Scientific, and Technological Education. HigherEducationEvaluation.
Data do documento: 11-Nov-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: BATISTA, Idrlan Alves. Avaliação da educação do ensino superior dos cursos de graduação do IFTO no triênio 2021- 2023. 2024.166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.
Resumo: No trabalho sobre políticas públicas de avaliação da educação superior é apresentada a pesquisa de avaliação da educação do ensino superior do Instituto Federal de Tocantins - IFTO, no triênio de 2021-2023, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no Plano de Desenvolvimento institucional (PDI) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referenciais fundamentais para a avaliação interna e externa de uma instituição de educação superior. Sua Problemática parte da indagação de como o IFTO tem implementado as recomendações do relatório da sua avaliação externa em relação à pesquisa acadêmica na instituição. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com metodologia exploratória e bibliográfica, a partir dos documentos institucionais da Avaliação das Instituições de Ensino Superior (Avalies) e do Enade, conforme o Sinaes, a fim de compreender a política de avaliação institucional da educação superior. Para tanto, foi necessário entender os instrumentos de avaliação interna (CPA), avaliação externa (comissão Inep), assim como a avaliação de desempenho dos estudantes (Enade) conforme a política nacional do Sinaes; identificar as ações da pesquisa acadêmica implementada nos cursos de graduação no IFTO. Assim, foram analisados os documentos nacionais e institucionais que constituem a avaliação do IFTO, dentre os quais o questionário do estudante, cujo resultado revela a concordância dos estudantes na efetiva atuação da instituição quanto ao oferecimento de oportunidades de participação em projetos de iniciação científica e em atividades investigativas acadêmicas. Também foi analisado o respectivo PDI que, no período estudado, registrou superação das respectivas metas. O estudo enfatiza a necessidade de divulgação dos processos de avaliação interna e externa e de ações de busca de soluções para os desafios insurgentes, abrangendo estudantes e servidores da instituição, para propiciar interação e conhecimento dos processos avaliativos que são aplicados a uma entidade educativa que oferece o ensino de nível superior.
Abstract: In the work on public policies for higher education evaluation, the research on the evaluation of higher education at the Federal Institute of Tocantins (IFTO) during the 2021-2023 period is presented, based on the National Higher Education Evaluation System (Sinaes), the Institutional Development Plan (PDI), and the National Student Performance Exam (Enade), which are fundamental frameworks for both internal and external evaluation of a higher education institution. The core question arises from the inquiry into how the IFTO has implemented the recommendations from its external evaluation report concerning academic research within the institution. The research was developed with a qualitative approach, using exploratory and bibliographic methodology, based on institutional documents from the Evaluation of Higher Education Institutions (Avalies) and Enade, according to Sinaes, in order to understand the institutional evaluation policy of higher education. To achieve this, it was necessary to understand the internal evaluation instruments (CPA), external evaluation (Inep commission), as well as the student performance evaluation (Enade), in line with the national Sinaes policy; and to identify the actions of academic research implemented in the undergraduate courses at IFTO. National and institutional documents that constitute IFTO’s evaluation were analyzed, including the student questionnaire, which revealed students’ agreement regarding the institution’s effective role in offering opportunities for participation in scientific initiation projects and academic research activities. Additionally, the PDI for the studied period was analyzed, showing that the respective goals were surpassed. The study highlights the need for better dissemination of internal and external evaluation processes and the pursuit of solutions to emerging challenges, involving both students and staff, to foster interaction and understanding of the evaluative processes applied to an educational institution that offers higher education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7819
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