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http://hdl.handle.net/11612/7803
Authors: | Reis, Ana Cecília Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Claro, Lisiane Costa |
Title: | O atendimento educacional especializado no município de Palmas-TO: considerações sobre a formação e prática pedagógica docente |
Keywords: | Atendimento Educação Especializado; Formação Docente; Inclusão; Specialized Education Service. Teacher Training. Inclusion |
Issue Date: | 7-Jul-2023 |
Citation: | REIS, Ana Cecília Ferreira. O atendimento educacional especializado no município de Palmas-TO: considerações sobre a formação e prática pedagógica docente. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo aborda a relevância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto do ensino regular da educação básica, com enfoque nos processos de formação e prática pedagógica dos docentes de AEE no município de Palmas, Tocantins. A pesquisa foi realizada utilizando uma abordagem qualitativa, que compreendeu a análise de fontes bibliográficas, levantamento documental dos dispositivos legais e diretrizes políticas relacionadas à área, como instrumento de coleta de informações foi realizada a entrevista semiestruturada, bem como a aplicação da Análise Textual Discursiva (ATD) para o tratamento das informações, na qual foram consideradas as experiências e percepções dos docentes que atuam no Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais. No âmbito da pesquisa, foram selecionadas seis Salas de Recursos Multifuncionais como cenário para a coleta de dados. Os resultados obtidos revelaram que os docentes possuem formação inicial adequada para o exercício da docência no AEE. Entretanto, em relação à formação continuada e específica para atuar nessa área, constatou-se que a maioria dos professores considera insuficiente o suporte oferecido para atender à ampla gama de atribuições e conhecimentos específicos necessários para o trabalho desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais. Além disso, foram identificadas diversas problemáticas que requerem atenção e ações para serem superadas. Entre elas, destaca-se a necessidade de conscientização da comunidade e da gestão escolar sobre o direito à inclusão, a importância de respeitar as legislações pertinentes, especialmente no que se refere ao público a ser atendido nesse tipo de serviço. Também é essencial promover o reconhecimento e valorização do trabalho dos docentes de AEE, bem como oferecer formação para o ensino inclusivo direcionada a todos os funcionários da escola, não apenas aos docentes lotados nas Salas de Recursos Multifuncionais. Adicionalmente, a pesquisa ressaltou a importância da formação continuada oferecida pela secretaria municipal de educação, a necessidade de disponibilizar cursos sobre o Sistema Braille e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a urgência na construção de políticas públicas municipais para a Educação Especial. Essas ações são fundamentais para promover uma educação inclusiva e garantir que os alunos com necessidades especiais recebam o suporte adequado para seu pleno desenvolvimento educacional e social. |
Abstract: | The present study addresses the relevance of Specialized Educational Assistance (SEA) in the context of regular education in basic education, with a focus on the processes of formation and pedagogical practice of SEA teachers in the municipality of Palmas, Tocantins. The research was conducted using a qualitative approach, which included the analysis of bibliographic sources, documentary survey of legal provisions and policy guidelines related to the field, as well as the application of Discursive Textual Analysis (DTA), considering the experiences and perceptions of teachers working in Specialized Educational Assistance in the Multifunctional Resource Rooms. Within the scope of the research, six Multifunctional Resource Rooms were selected as the setting for data collection. The results obtained revealed that teachers have adequate initial training to exercise teaching in SEA. However, regarding ongoing and specific training to work in this area, it was found that the majority of teachers consider the support offered to be insufficient to meet the wide range of tasks and specific knowledge required for the work carried out in the Multifunctional Resource Rooms. Additionally, several issues requiring attention and actions to be overcome were identified. Among them, the need for community awareness and school management regarding the right to inclusion is highlighted, as well as the importance of respecting relevant legislation, particularly concerning the target population in this type of service. It is also essential to promote recognition and appreciation of the work of SEA teachers, as well as provide inclusive education training directed to all school staff, not just teachers assigned to Multifunctional Resource Rooms. Furthermore, the research emphasized the importance of ongoing training offered by the municipal education department, the need to provide courses on the Braille system and Brazilian Sign Language (LIBRAS), and the urgency of constructing municipal public policies for Special Education. These actions are fundamental to promote inclusive education and ensure that students with special needs receive adequate support for their full educational and social development. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7803 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde |
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