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Authors: FILHA ANDRADE, Carmelita Bezerra de Amorim
metadata.dc.contributor.advisor: Maia, Maria Inez Souza
Title: Atendimento do surdo na sala de recursos: experiência de professores em Porto Nacional
Keywords: Ensino e Aprendizagem;Inclusão;Libras;Sala de recursos;Teaching and Learning;Inclusion;Brazilian Sign Language;Specific atendiment
Issue Date: 23-Jul-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ANDRADE FILHA, Carmelita Bezerra de Amorim. Atendimento do surdo na sala de recursos: experiência de professores em porto nacional. 2020. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O conteúdo exposto neste artigo aborda sobre a qualidade e a aplicabilidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Considerando que a escolarização deste público alvo perpassa pela Perspectiva da Educação inclusiva, onde o aluno surdo possa estar inserido em nossa sociedade de forma a garantir o seu direito de aprendizagem conforme lhes são assegurados pelas legislações e documentos curriculares que sustentam esse direito. Sabe-se que as aquisições do conhecimento proposto pela escola aos surdos acontecem por meio da inserção da Libras no currículo educacional tendo a mediação dos profissionais Intérpretes de Libras, bem como professores com formação adequada para proporcionar a escolarização de qualidade necessário para esse público alvo. Assim, para desenvolver este trabalho de pesquisa, de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, utilizou-se a contribuição do pensamento dos autores como: Quadros (1997), Gesser (2012), e também as legislações que asseguram o direito da inclusão à pessoa com surdez. O campo de realização desta pesquisa trata-se de três Escolas na cidade de Porto Nacional. Para coleta de dados utilizou-se questionários aos professores das Salas de Recursos das referidas instituições.
Abstract: The content exposed in this article addresses the quality and applicability of the teaching and learning process of deaf students. Considering that the schooling of the target audience still runs through the perspective of inclusive education, where the deaf student can be inserted in our society in order to guarantee their right to learning as they are guaranteed by the legislation and curriculum documents that support this right. It is known that the acquisition of knowledge proposed by the school to the deaf happens through the insertion of Libras in the educational curriculum with the mediation of Libras Interpreters professionals, as well as teachers with adequate training to provide the quality education necessary for this target audience. Thus, to develop this research work, of a bibliographic character with a qualitative approach, we used the contribution of the authors' thoughts such as: Quadros (1997), Gesser (2012), and also the laws that guarantee the right of inclusion to the person with deafness. The field of this research is the Municipal Schools in the city of Porto Nacional. For data collection, questionnaires were used to the teachers of the institutions' ESA rooms.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7754
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