Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7669
Authors: | Torres, Edna Godinho de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Meira, Janeise de Lima |
Title: | Ensino de matemática em turma multisseriada: estudo de caso na Escola Municipal Congonha em Cavalcante-Goiás |
Keywords: | Classes multisseriadas;Ensino de matemática;Educação do campo;Formação docente |
Issue Date: | 10-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | TORRES, Edna Godinho. Ensino de matemática em turma multisseriada: estudo de caso na escola municipal Congonha em Cavalcante-Goiás. 2024. 51 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o ensino da Matemática em classes multisseriadas do campo, tendo como objeto de estudo professores do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Congonha, situada no município de Cavalcante (GO). A pesquisa fundamentou- se em autores como Arroyo e Caldart (2009), Behrmann (2020), Giongo e Quartieri (2020), Hage (2006, 2010 e 2014), Janata e Anhaia (2015) e Santos e Reck (2021), dentre outros que contribuem para o debate sobre a temática em questão. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem qualitativa, constituída de observação e aplicação de questionário, seguido de entrevista com o professor da referida escola, levando em consideração que a pesquisadora já foi aluna do campo e está em processo de formação inicial buscando tornar-se uma futura educadora. Assim, buscou-se compreender as práticas pedagógicas de/em sala de aula multisseriadas, especialmente aquelas voltadas à disciplina de Matemática, ressaltando as principais dificuldades enfrentadas, uma vez que, há alunos de níveis de conhecimentos e séries/anos diferentes. Ao final da pesquisa, notou-se que o ensino da Matemática nas classes multisseriadas, nesta situação em específico, acontece de maneira positiva, com um forte comprometimento com a aprendizagem. No entanto, constatamos que as atividades apresentam um grau de dificuldade relativamente baixo em relação aos conteúdos abordados, ausência de situações ou conhecimentos inerentes às atividades do campo, e pouca contextualização das atividades. Por fim, sugere-se que os educadores, juntamente com o apoio pedagógico das secretarias de educação, principalmente das redes municipal e estadual, enfrentem os desafios das escolas com turmas multisseriadas, que vão além do que acontece nas salas de aula e encontram-se relacionados com os projetos de educação e da sociedade em vigor, destacando a necessidade de estudos e pesquisas sobre as políticas públicas, organização do ensino, investimento e formação continuada para os docentes que atuam no ensino multisseriado, especialmente aqueles voltados para comunidades quilombolas. |
Abstract: | The main objective of this work was to analyze the teaching of Mathematics in multi-grade classes in the countryside, with the object of study being elementary school teachers, from the Congonha Municipal School, located in the municipality of Cavalcante (GO). The research was based on authors such as Arroyo and Caldart (2009), Behrmann (2020), Giongo and Quartieri (2020), Hage (2006, 2010 and 2014), Janata and Anhaia (2015) and Santos and Reck (2021), among other comments for the debate on the topic in question. The methodology adopted was based on a qualitative approach, consisting of observation and application of a questionnaire, followed by an interview with the teacher of that school, taking into account that one researcher was already a student in the field and is in the process of initial training seeking to become a Be a future educator. Thus, we seek to understand the pedagogical practices of/in multigrade classrooms, especially those focused on the subject of Mathematics, highlighting the main difficulties faced, since there are students of different levels of knowledge and grades/years. At the end of the research, it was noted that the teaching of Mathematics in multigrade classes, in this specific situation, happens in a positive way, with a strong commitment to learning. However, we found that the activities present a relatively low degree of difficulty in relation to the content involved, the absence of situations or knowledge inherent to field activities, and little contextualization of the activities. Finally, it is suggested that educators, together with the pedagogical support of education departments, mainly municipal and state networks, face the challenges of multigrade schools, which go beyond what happens in the classroom and are related to the current education and society projects. From this perspective, the need for studies and research on public policies, teaching organization, investment and continued training for teachers who work in multigrade teaching stands out, especially those focused on quilombola communities. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7669 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Matemática - Edna Godinho de Torres (1).pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.