Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7665
Autor(a): Porto, Elias Caldeira
Orientador: Costa, Eudes Antonio da
Título: Números suavemente ondulantes generalizados
Palavras-chave: Números suavemente ondulantes;Resolução de problemas;Base nacional comum curricular;Proposta de atividades
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: PORTO, Elias Caldeira. Números suavemente ondulantes. 62 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de encontrar expressões matemáticas dos números suavemente ondu- lantes em um sistema de numeração posicional d maior ou igual a 2 e implementar o currículo da educação básica com propostas de atividades relacionadas aos números suavemente ondulantes, a fim de garantir algumas competências e habilidades destacadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2018) relacionadas a números e expressões algébricas. A pesquisa consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que responde ao seguinte problema de pesquisa: como os números suavemente ondulantes estruturam-se em padrões, expressões ou fórmulas matemáticas em sistemas de numeração posicional além da base decimal convencional, e de que maneira este tema pode ser abordado no ensino básico para despertar o entusiasmo pela investigação matemática? Para o desenvolvimento deste trabalho foram adotadas as metodologias de pesquisa bibliográfica e exploratória. Foi realizado um levantamento abrangente de trabalhos acadêmicos sobre números suavemente ondulantes e resultados clássicos da teoria dos números, os quais serviram como fundamentação teórica para as proposições matemáticas identificadas em nossa investigação. Além disso, nesta pesquisa é enfatizada a importância do ensino através da resolução de problemas abordada por Polya (1995), em seu livro “A arte de resolver problemas”, e por outros autores. Esta base teórica é utilizada na apresentação e no desenvolvimento de propostas de atividades apresentadas no Capítulo 5, que visa auxiliar os docentes na abordagem do tema deste trabalho nas séries do Ensino Fundamental e Médio, com a finalidade de os estudantes desenvolverem habilidades relativas aos processos de investigação, na construção de modelos e na resolução de problemas.
Abstract: The aim of this paper is finding mathematical expressions of the gently undulating numbers in a larger d positional number system or equal to 2, and to implement the basic education curriculum with proposals for activities related to smoothly undulating numbers, in order to numbers, in order to guarantee some of the competences and skills highlighted in the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) (BRASIL, 2018) related to numbers and algebraic expressions. This research consists of a final paper that responds to the following research problem: how are gently undulating numbers structured into patterns, expressions or mathematical formulas in positional numbering systems beyond the conventional decimal base, and how can this topic be approached in primary education to awaken enthusiasm for mathematical investigation? A thorough review of academic papers on gently undulating numbers and classical number theory results was conducted. This review provided a theoretical foundation for the mathematical propositions identified in our investigation. In addition, this research underscores the significance of teaching through problem solving, as articulated by Polya (1995) in his seminal work "The Art of Problem Solving"and by other authors. This theoretical basis is used in the presentation and development of activity proposals in Chapter 5, which aim to help teachers approach the theme of this work in the elementary and high school grades. The goal is for students to develop skills related to investigation processes, model building, and problem solving.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7665
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monografia Matemática - Elias Caldeira Porto.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.