Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7569
Autor(a): | Gallois, Cristiani Carina Negrão |
Orientador: | Passos, Vania Maria Araújo |
Título: | O Enade no curso de licenciatura em Pedagogia: desafios e perspectivas |
Palavras-chave: | Políticas Educacionais; Avaliação Institucional; Ensino Superior; ENADE; Educational Policies; Institutional Assessment; University education |
Data do documento: | 15-Mai-2024 |
Citação: | GALLOIS, Cristiani Carina Negrão. O Enade no curso de licenciatura em Pedagogia: desafios e perspectivas. 2024.86f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa, sistematizada em uma dissertação, inclui-se na Linha de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO), intitulada como "O Enade no curso de Licenciatura em Pedagogia: Desafios e Perspectivas" de modo a contribuir em ações futuras para as IES públicas e privadas no que se refere a efetividade e eficácia no avanço da avaliação do Ensino Superior. Avaliação é uma atividade diária em que a pessoa reflete sobre suas ações e começa a aprender e absorver informações, podendo ser conduzida através dealguns mecanismos que buscam manter o controle, a organização em vários aspectos do trabalho, desde a sala de aula ou nas instituições educativas. Considerando isto e ocontexto mais amplo em que este tema se insere, o estudo levantou a seguinte questão: “Quais as possibilidades de aprimoramento do Planejamento educacional com base nos resultados obtidos pelos acadêmicos no curso de Pedagogia de uma IES privada, nas questões de Componente Específico das provas do ENADE?” A pesquisa trouxe como objetivo geral analisar os resultados obtidos no curso de Pedagogia de uma instituição privada, nas questões de Componente Específico das provas do ENADE realizada pelos alunos. O referencial teórico foi fundamental para contextualizar a política de avaliação do ensino superior deste estudo, no qual buscou-se estudos nos seguintes autores: Barreyro e Rothen, (2008); Hoffmann (2003); Luckesi (2011); Spada, Gonçalves e Passos (2015); Dias Sobrinho (2005); dentre outros. Como procedimento metodológico, buscou-se no trabalho de pesquisa uma abordagem qualitativa e quantitativa para a interpretação e análise de informações relativas a diversas situações relacionadas ao objeto de pesquisa, tomando por base o levantamento bibliográfico por meio de levantamento de obras, periódicos, visando reconhecer as principais abordagens e proposições e documental utilizando fontes como: os documentos oficiais do INEP/MEC. Este trabalho baseia-se nos resultados das avaliações do ENADE aplicados nos anos de 2017 e 2022 do Curso de Pedagogia de uma faculdade privada, da cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA), no qual teve a intenção de analisar e refletir sobre como esses resultados contribuirá na qualidade do curso. Verificou-se com a pesquisa, que o ENADE deve ser considerado uma ferramenta relevante para promover o desenvolvimento institucional, quanto proporcionar uma boa formação acadêmica/profissional para os estudantes, pois servepara avaliar como está o percurso educacional dos alunos no contexto da IES. |
Abstract: | This research, systematized in a dissertation, is included in the Research Line of the Strictu Sensu Postgraduate Program of the Master's Degree in Education of the Federal University of Tocantins (UFT/TO), entitled "Enade in the Pedagogy Degree Course: Challenges and Perspectives" in order to contribute to future actions for public and private HEIs regarding effectiveness and efficiency in the advancement of Higher Education assessment. Assessment is a daily activity in which the person reflects on their actions and begins to learn and absorb information and can be conducted through some mechanisms that seek to maintain control and organization in various aspects of work, from the classroom or in educational institutions. Considering this and the broader context in which this theme is inserted, the study raised the following question: “What are the possibilities for improving educational planning based on the results obtained by students in the Pedagogy course at a private HEI, in the Specific Component questions of the ENADE exams?” The research had as its general objective to analyze the results obtained in the Pedagogy course at a private institution, in the Specific Component questions of the ENADE exams taken by students. The theoretical framework was fundamental to contextualize the higher education assessment policy of this study, in which studies were sought from the following authors: Barreyro and Rothen, (2008); Hoffmann (2003); Luckesi (2011); Spada, Gonçalves and Passos (2015); Dias Sobrinho (2005); among others. As a methodological procedure, the research work sought a qualitative and quantitative approach for the interpretation and analysis of information related to various situations related to the research object, based on the bibliographic survey through a survey of works, periodicals, aiming to recognize the main approaches and propositions and documentary using sources such as: the official documents of INEP/MEC. This work is based on the results of the ENADE assessments applied in the years 2017 and 2022 to the Pedagogy Course of a private college, in the city of Luis Eduardo Magalhães (BA), in which it intended to analyze and reflect on how these results will contribute to the quality of the course. It was found with the research that ENADE should be considered a relevant tool to promote institutional development, as well as to provide a good academic/professional training for students, as it serves to assess how the educational path of students is in the context of the HEI. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7569 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiani Carina Negrão Gallois - Dissertação.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.