Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrito, Kátia Cristina Custódio Ferreira-
dc.contributor.authorMiranda, Adriano Pereira de-
dc.date.accessioned2025-06-04T18:33:53Z-
dc.date.available2025-06-04T18:33:53Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationMIRANDA, Adriano Pereira de. O grêmio estudantil como mecanismo para efetivação da gestão democrática. 2025. 140f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7568-
dc.description.abstractThis dissertation is part of the research line Specific Curricula for Basic Education Stages and Modalities of the Professional Master's Degree in Education at the Federal University of Tocantins (PPPGE-UFT). The aim of this research was to understand the role of the Brazilian student movement in the creation and implementation of student unions in the Early Years of Primary Education and how this can be a mechanism for implementing democratic and participatory management in school units. The research was guided by the following question: what is the role of the Brazilian student movement and its implications for the implementation and strengthening of student unions in the Early Years of Primary School? The methodological approach was carried out through bibliographical and qualitative research with an applied interventionist focus. To answer this question, we sought to understand the historical and legal aspects that guarantee the participation and action of the student movement and school unions, based on authors such as Araújo (2007), Poerner (2004), Asbahr (2022), Freire (2007), Gadotti (2000; 2004), Santos (2007), Sanfelice (2008), Albuquerque (1977), Gonçalves Júnior (2023), Mendes Júnior (1982), Oliveira (2020), Saldanha (2005), Lagares (2008), Brito (2019; 2022) and Benevides (2006), as well as the contributions of the dissertations and theses found in the bibliometric survey. The aforementioned authors helped to establish the theoretical framework and to historicize the student movement until its materialization in the gremista collegiate bodies set up in the Basic Education Units, making democratic and participatory management a reality. As a result, it was found that, historically, the Brazilian student movement has suffered various obstacles to its political participation and that student unions in Brazilian public schools need to be encouraged to be created, implemented and institutionally strengthened from the earliest stages of basic education. It was also possible to verify that the UFT plays an important role in strengthening democratic management in municipal education systems in the state of Tocantins through the PRISME Program in terms of monitoring and evaluating compliance with the goals and strategies of the PME and PNE (strategy 19.4).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGrêmio Estudantil. Educação Básica. Política. Gestão democrática. Participação.Student Guild. Basic Education. Politics. Democratic management. Participationpt_BR
dc.titleO grêmio estudantil como mecanismo para efetivação da gestão democráticapt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Currículos Específicos de Etapas e Modalidades de Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPPGE-UFT). O objetivo desta pesquisa foi o de compreender o papel do movimento estudantil brasileiro na criação e implementação dos grêmios estudantis nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como este pode ser um mecanismo da efetivação da gestão democrática e participativa nas Unidades Escolares. A pesquisa teve como norteamento o seguinte questionamento: qual o papel do movimento estudantil brasileiro e suas implicações na implantação e fortalecimento dos grêmios estudantis nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O percurso metodológico foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa com foco intervencionista aplicado. Para responder a tal questionamento procurou-se compreender os aspectos históricos e legais que garantem a participação e a atuação do movimento estudantil e dos grêmios escolares a partir de autores como Araújo (2007), Poerner (2004), Asbahr (2022), Freire (2007), Gadotti (2000; 2004), Santos (2007), Sanfelice (2008), Albuquerque (1977), Gonçalves Júnior (2023), Mendes Júnior (1982), Oliveira (2020), Saldanha (2005), Lagares (2008), Brito (2019; 2022) e Benevides (2006), além das contribuições das dissertações e teses encontradas no levantamento bibliométrico realizado. Os autores supracitados auxiliaram no estabelecimento do referencial teórico e na historização do movimento estudantil até sua materialização nos colegiados gremistas instituídos nas Unidades Básicas de Educação, efetivando uma gestão democrática e participativa. Como resultado, verificou-se que, historicamente, o movimento estudantil brasileiro sofreu vários entraves para sua participação política e que os grêmios estudantis nas escolas públicas brasileiras carecem de fomento para sua criação, implementação e fortalecimento institucional desde as etapas iniciais da Educação Básica. Pôde-se verificar, ainda, que a UFT tem um papel importante no fortalecimento da gestão democrática nos sistemas municipais de ensino no estado do Tocantins por meio do Programa PRISME no que tange ao acompanhamento, monitoramento e avaliação do cumprimento das metas e estratégias dos PMEs e PNE (estratégia 19.4).pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano Pereira de Miranda - Dissertação.pdf3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.