Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7470
Autor(a): Casagrande, Maria Júlia Pires
Orientador: Souza, Luciane Silva de
Título: Língua brasileira de sinais no currículo da educação básica no Estado do Tocantins: Um olhar a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico- crítica
Palavras-chave: Libras; Educação inclusiva; Pedagogia histórico-crítica; Psicologia histórico-cultural.
Data do documento: 16-Abr-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CASAGRANDE, Maria Júlia Pires. Língua brasileira de sinais no currículo da educação básica no Estado do Tocantins: Um olhar a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2024. 37f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: Ao longo da história, as pessoas surdas enfrentam desafios relacionados à marginalização, à falta de direitos e ao preconceito em uma sociedade majoritariamente ouvinte. Contudo, avanços significativos foram conquistados no reconhecimento de seus direitos, sendo um marco importante a aprovação da Lei no 10.436/2002, que oficializou a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua, conferindo visibilidade tanto à língua quanto à comunidade surda. Essa legislação abriu caminho para a criação de outras normas voltadas à promoção da inclusão, dos direitos e da educação para pessoas surdas. No Tocantins, a Portaria SEDUC-TO no 1049/2021 representou um avanço importante, ao instituir uma comissão responsável por planejar a implementação da LIBRAS como disciplina nas escolas regulares do estado. Com base nesse contexto, a presente pesquisa aborda o tema “A Língua Brasileira de Sinais no currículo da educação básica no estado do Tocantins: um olhar a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica”, tendo como objetivo analisar os desafios e as perspectivas dessa inclusão no currículo educacional tocantinense, visando uma educação especial verdadeiramente inclusiva para estudantes surdos. Para alcançar esse objetivo, utilizou- se uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica, com a análise de autores que discutem a inclusão da LIBRAS no contexto escolar e das legislações nacionais e estaduais pertinentes. Os resultados preliminares apontaram que a inclusão da LIBRAS no currículo escolar constitui um avanço significativo, ao reforçar a importância da língua para a integração social e educacional de estudantes surdos. Contudo, o estudo também identificou a existência de desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a carência de profissionais capacitados e as barreiras culturais ainda presentes no ambiente escolar. As conclusões preliminares destacaram que, para garantir uma inclusão efetiva, é essencial que ouvintes e surdos compartilhem o aprendizado da LIBRAS, promovendo maior interação e respeito à diversidade. Além disso, o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos depende diretamente das condições materiais e sociais oferecidas pela escola, conforme enfatizado pelas abordagens da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Apesar dos avanços, como a adoção da LIBRAS como disciplina curricular, persistem obstáculos que precisam ser superados para alcançar uma inclusão plena e equitativa.
Abstract: Throughout history, deaf people have faced challenges related to marginalization, lack of rights and prejudice in a mostly hearing society. However, significant progress has been made in recognizing their rights, an important milestone being the approval of Law No. 10.436/2002, which made the Brazilian Sign Language (LIBRAS) official as a language, giving visibility to both the language and the deaf community. This legislation paved the way for the creation of other norms aimed at promoting inclusion, rights and education for deaf people. In Tocantins, SEDUC-TO Ordinance No. 1049/2021 represented an important step forward by establishing a commission responsible for planning the implementation of LIBRAS as a subject in the state's regular schools. Based on this context, this research addresses the theme “The Brazilian Sign Language in the basic education curriculum in the state of Tocantins: a look from the perspective of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy”, with the aim of analyzing the challenges and perspectives of this inclusion in the educational curriculum of Tocantins, aiming at a truly inclusive special education for deaf students. To achieve this goal, a qualitative and descriptive approach was used, based on bibliographical research, analyzing authors who discuss the inclusion of LIBRAS in the school context and the relevant national and state legislation. The preliminary results showed that the inclusion of LIBRAS in the school curriculum is a significant step forward, as it reinforces the importance of the language for the social and educational integration of deaf students. However, the study also identified the existence of challenges, such as the lack of adequate infrastructure, the shortage of trained professionals and the cultural barriers still present in the school environment. The preliminary conclusions highlighted that, in order to ensure effective inclusion, it is essential that hearing and deaf people share the learning of LIBRAS, promoting greater interaction and respect for diversity. In addition, the teaching-learning process of deaf students depends directly on the material and social conditions offered by the school, as emphasized by the approaches of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. Despite progress, such as the adoption of LIBRAS as a curricular subject, there are still obstacles that need to be overcome in order to achieve full and equal inclusion.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7470
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Júlia Pires Casagrande - Monografia.pdf510.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.