Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7423
Authors: | DIAS, Eliady da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | RODRIGUES, Rosimeire Aparecida |
Title: | Formação inicial de professores para a alfabetização como processo de aprender para ensinar nos anos iniciais do ensino fundamental |
Keywords: | Alfabetização;Anos iniciais de Ensino Fundamental;Leitura;Escrita |
Issue Date: | 6-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | DIAS, Eliady da silva. Formação inicial de professores para a alfabetização como processo de aprender para ensinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral investigar sobre o processo de alfabetização e suas contribuições para o desenvolvimento de práticas docentes que fortaleçam a apropriação dos conhecimentos de leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental anos iniciais. Como ponto de partida, foi realizada a pesquisa qualitativa, a fim de colher dados relevantes para a compreensão da alfabetização no segundo ano do ensino fundamental. Ressalta-se que a pesquisa foi realizada no CMEB Mundo Feliz, na cidade de Combinado - TO, numa turma de dezesseis alunos, durante o período vespertino, onde foram feitas atividades de leitura e escrita para avaliar o processo de alfabetização de cada criança e para compreender como o professor da alfabetização trabalha na sala de aula. Durante as aulas, foi possível observar que mais da metade dos alunos possui dificuldades na leitura, mas conseguem escrever, outros desenvolvem tanto a leitura quanto a escrita de forma correta, enquanto outros não conseguem nem ler nem escrever. No geral, os dias na escola forma importantes para sanar dúvidas sobre o processo alfabetizador, bem como obter a compreensão quanto ao processo de alfabetização destas crianças. |
Abstract: | The general objective of this work is to investigate the literacy process and its contributions to the development of teaching practices that strengthen the appropriation of reading and writing knowledge by elementary school students in the early years. As a starting point, qualitative research was carried out in order to collect relevant data for understanding literacy in the second year of elementary school. It is noteworthy that the research was carried out at CMEB Mundo Feliz, in the city of Combinado - TO, in a class of sixteen students, during the afternoon, where reading and writing activities were carried out to evaluate each child's literacy process and to understand how literacy teachers work in the classroom. During classes, it was possible to observe that more than half of the students have reading difficulties, but are able to write, others develop both reading and writing correctly, while others are unable to read or write. In general, the days at school are important for clarifying doubts about the literacy process, as well as gaining understanding regarding the literacy process of these children. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7423 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Pedagogia - Eliady da Silva Dias.pdf | 930.24 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.