Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7404
Authors: Ciqueira, Gutembergue Narciso
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ivo Pereira da
Title: Laboratório do ensino de matemática: a (re)construção de materiais didáticos para ensinar geometria nos anos finais do ensino fundamental
Keywords: Laboratório de ensino de matemática;Tecnologias;Geometria;Ensino fundamental
Issue Date: 8-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CIQUEIRA, Gutembergue Narciso. Laboratório de ensino de matemática: a (re)construção de materiais didáticos para ensinar geometria nos anos finais do ensino fundamental. 37 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia apresenta os resultados de uma observação realizada durante as aulas do componente curricular Laboratório de Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática da UFT-Arraias, no semestre letivo de 2023/2. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da mesma instituição. O foco da observação foram as ações dos/as acadêmicos/as matriculados/as na disciplina, durante o planejamento, criação e desenvolvimento de planos de aula destinados ao ensino de Geometria para alunos e alunas dos anos finais do Ensino Fundamental. Durante a elaboração dos planos de aula, os/as acadêmicos/as conhecem métodos eficazes para o ensino de Matemática. A partir desses métodos, foram capazes de criar estratégias de ensino utilizando recursos didáticos manipuláveis e tecnologias educacionais. Ao final do trabalho desenvolvido no LEM, ficou evidente que, além de se familiarizar com metodologias de ensino, os/as acadêmicos/as ampliaram seu conhecimento específico em Matemática ao reconhecerem propriedades da Geometria que anteriormente não estavam plenamente claras para eles. Ficou perceptível que os planos de aulas, construídos pelos/as acadêmicos/as matriculados/as na disciplina, além de beneficiarem o aprendizado dos mesmos, podem facilitar o trabalho do professor da educação básica em sala de aula. As abordagens diversificadas para o ensino da Geometria, desenvolvidas e aprimoradas com o uso de tecnologias educacionais, proporcionam um aprendizado mais agradável. As alternativas criadas pelos acadêmicos, apresentadas no corpo desta monografia, que traz uma diversidade metodológica pode tornar o conteúdo mais acessível e compreensível para os alunos, situação que pode ser interpretada como um aprendizado significativo para a docência.
Abstract: This monograph presents the results of an observation carried out during classes in the curricular component Laboratório de Ensino de Matemática I, of the Mathematics Degree course at UFT-Arraias, in the academic semester 2023/2. The research was conducted in the Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) of the same institution. The focus of the observation was the actions of the academics enrolled in the discipline, during the planning, creation and development of lesson plans aimed at teaching Geometry to male and female students in the final years of Elementary School. During the preparation of lesson plans, students learned about effective methods for teaching Mathematics. Using these methods, they were able to create teaching strategies using manipulative teaching resources and educational technologies. At the end of the work developed at LEM, it was evident that, in addition to becoming familiar with teaching methodologies, the academics expanded their specific knowledge in Mathematics by recognizing properties of Geometry that were previously not fully clear to them. It was noticeable that the lesson plans, created by the academics enrolled in the subject, in addition to benefiting their learning, can facilitate the work of the basic education teacher in the classroom. Diversified approaches to teaching Geometry, developed and improved with the use of educational technologies, provide more enjoyable learning. The alternatives created by academics, presented in the body of this monograph, which bring methodological diversity, can make the content more accessible and understandable for students, a situation that can be interpreted as significant learning for teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7404
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Gutembergue Narciso Ciqueira.pdf13.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.