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Authors: Alves, Vitória Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Moura-Berto, Kethlen Leite de
Title: A contribuição dos jogos de papéis sociais no desenvolvimento psíquico da criança na idade pré-escolar: elementos da teoria histórico-cultural
Keywords: Pré-escola;Desenvolvimento psíquico;Jogos de papéis sociais;Teoria histórico-cultural
Issue Date: 10-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ALVES, Vitória Ferreira. A contribuição dos jogos de papéis sociais no desenvolvimento psíquico da criança na idade pré-escolar: elementos da teoria histórico-cultural. 2024. 27f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou analisar a importância dos jogos de papéis sociais, como atividade lúdica, no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores de crianças de 4 a 5 anos. Como forma de discutir o tema dissertamos sobre o processo de desenvolvimento humano, a partir da perspectiva histórico-cultural, demonstrando que as relações sociais e culturais são responsáveis pelo desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores no ser social. Ademais, tratamos da importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo da criança, frisando que esta tem papel fundante para a construção das relações sociais e que contribui para a inserção da criança na vida material e simbólica das produções humanas; e que a apropriação do mundo real pelo infante ocorre via objetos e significações sociais. Desse modo, discutimos a relevância dos jogos de papéis sociais no desenvolvimento psíquico de crianças de 4 a 5 anos de idade, e a importância que esta atividade lúdica tem para esse processo e da construção personalidade do miúdo. A metodologia utilizada neste estudo parte de uma pesquisa bibliográfica exploratória, do tipo revisão de literatura, com abordagem qualitativa referendada por livros, revistas especializadas, artigos científicos pertinentes ao tema. Em suma, um ambiente de aprendizagem envolvente e intencional, as crianças poderão experimentar, criar e imaginar, pois o jogo de papéis sociais envolve processos mentais mais elaborados e complexos. Com base nos estudos realizados, e que compõem esse trabalho de conclusão de curso, constatamos que e o estímulo a essas práticas lúdicas no contexto educacional é crucial para o desenvolvimento psicológico saudável das crianças, contribuindo significativamente para a formação de indivíduos mais conscientes, criativos e socialmente integrados. A ludicidade, ao assumir um papel central no processo educativo, torna-se uma ferramenta indispensável para o crescimento integral da criança.
Abstract: This study aimed to analyze the importance of social role-playing games, as a playful activity, in the process of developing higher psychological functions in children aged 4 to 5 years. As a way of discussing the topic, we discussed the process of human development, from a historical-cultural perspective, demonstrating that social and cultural relationships are responsible for the development of higher psychological functions in social beings. Furthermore, we addressed the importance of playful activities for the cognitive development of children, emphasizing that they play a fundamental role in the construction of social relationships and that they contribute to the insertion of children in the material and symbolic life of human productions; and that the appropriation of the real world by infants occurs via objects and social meanings. Thus, we discussed the relevance of social role-playing games in the psychological development of children aged 4 to 5 years, and the importance that this playful activity has for this process and for the construction of the child's personality. The methodology used in this study is based on exploratory bibliographic research, a literature review, with a qualitative approach supported by books, specialized magazines, and scientific articles relevant to the topic. In short, in an engaging and intentional learning environment, children will be able to experiment, create, and imagine, since the game of social roles involves more elaborate and complex mental processes. Based on the studies carried out, which make up this final course work, we found that encouraging these playful practices in the educational context is crucial for the healthy psychological development of children, contributing significantly to the formation of more conscious, creative, and socially integrated individuals. Playfulness, by assuming a central role in the educational process, becomes an indispensable tool for the integral growth of the child.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7390
Appears in Collections:Pedagogia

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