Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7383
Authors: Silva, Ana Lucia de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Antonio Miranda de
Title: Formação docente: desafios e possibilidades da formação do pedagogo a partir do PPC do curso de Pedagogia da UFT-campus de Miracema
Keywords: Pedagogia;Formação docente;Possibilidades;PPC
Issue Date: 7-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Ana Lucia de Sousa. Formação docente: desafios e possibilidades da formação do pedagogo a partir do PPC do curso de pedagogia da UFT-campus de Miracema. 2024. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a pedagogia e a formação do peda-gogo considerando as propostas que regem a formação através do PPC do curso e o referencial teórico de alguns autores como: Libâneo (2001), Saviani (2020), Pimenta (2022), Gatti (2010), dentre outros. Fez-se uma pesquisa de abordagem qualitativa buscando responder a seguinte questão: Como o PPC do curso de pedagogia aborda os desafios e as possibilidades da formação do pedagogo? Está organizada em três capítulos articulados com o objetivo de conhecer o projeto do Curso de pedagogia da UFT – campus de Miracema e conhecer e discutir a temática da formação docente a partir das referências que constam do PPC do curso. Por fim compreende-se que este estudo pode contribuir para a formação acadêmica e para a sociedade em geral, ofe-recendo elementos para avaliar o curso de pedagogia.
Abstract: This work presents an approach to pedagogy and pedagogue training considering the proposals that govern training through the course PPP and the theoretical framework of some authors such as: Libâneo (2001), Saviani (2020), Pimenta (2022), Gatti (2010), among others. A qualitative research approach seeking to answer the following question: How does the PPP of the pedagogy course address the challenges and pos-sibilities of pedagogue training? It is organized into three articulated chapters with the aim of getting to know the UFT pedagogy bear project – Miracema campus and under-standing and discussing the topic of teacher training based on the references con-tained in the course’s PPC. Finally, it is understood that this study can contribute to academic training and to society in general, offering elements to evaluate the peda-gogy course.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7383
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Lucia de Sousa Silva - Monografia.pdf995.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.