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http://hdl.handle.net/11612/7360
Autor(a): | Mafra, Shirley Semprebom |
Orientador: | Santos, Dr. George França dos |
Título: | Ensino remoto: uma análise a respeito dos recursos tecnológicos no atendimento especializado ao aluno surdo. |
Palavras-chave: | Tecnologias digitais;Surdez;Aulas remotas;Atendimento Educacional Especializado - AEE;Digital technologies;Deafness;Eemote classes;Specialized Educational Service -SES |
Data do documento: | 21-Jan-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | MAFRA, Shirley Semprebom. Ensino remoto: uma análise a respeito dos recursos tecnológicos no atendimento especializado ao aluno surdo. 2021. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021. |
Resumo: | O presente artigo discute quais os recursos de acessibilidade existentes nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) que favorecem as aulas para alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Ensino Fundamental, na perspectiva das aulas remotas devido ao distanciamento social por ocasião do Covid-19. Apresenta alguns elementos das TDICs eficazes usados como estratégias de ensino para esses alunos. Trata ainda como se dá esse atendimento e o perfil do profissional especialista para atuação com alunos surdos nesse atendimento. O estudo contempla uma breve análise das leis vigentes que asseguram o direito ao alunado surdo, sua singularidade na comunicação visuoespacial (Língua Brasileira de Sinais - Libras) e ainda colabora com sugestões de artifícios e estratégias para professores e alunos nas aulas remotas. O artigo conclui que as TDICs são favoráveis ao ensino remoto dos alunos surdos AEE do Ensino Fundamental, demonstrando, ainda, que as mesmas possibilitam a criação de estratégias para a comunicação entre professor e aluno. O estudo apontou também que é primordial que essa comunicação seja mediada na Libras. Contudo, é importante destacar que a viabilização das aulas virtuais encontra uma barreira de acessibilidade econômica, uma vez que, na maioria das vezes, os alunos surdos não têm acesso à internet. |
Abstract: | This article discusses which accessibility resources exist in Digital Information and Communication Technologies (DICTs) that supports classes for deaf students in Specialized Educational Services (SES) of Elementary Education, in the perspective of remote classes due to the social distance at the time of Covid-19. It presents some elements of effective DICTs used as teaching strategies for these students. It also deals with how this service is provided and the profile of the specialist professional to work with deaf students in this service. The study includes a brief analysis of the current laws that guarantee the right to deaf students, their uniqueness in visuospatial communication (Brazilian Sign Language - Libras) and also collaborates with suggestions of artifices and strategies for teachers and students in remote classes. The article concludes that DICTs are favorable to the remote education of deaf SES students of Elementary Education, demonstrating, further, that they enable the creation of strategies for communication between teacher and student. The study also pointed out that it is essential that this communication be mediated in Libras. However, it is important to highlight that the viability of virtual classes encounters an economic accessibility barrier, since, in most cases, deaf students do not have access to the internet. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7360 |
Aparece nas coleções: | Letras ‒ Libras |
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