Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7351
Authors: Mendes, Patricia Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Lyanna Costa
Title: Dialogando afrofuturismo em sala de aula com Lu Ain-zaila
Keywords: Afrofuturismo;Ancestralidade;Material didático;Sala de aula;Afrofuturism;Ancestry;Didactic Material;Classroom
Issue Date: 17-Jan-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MENDES, Patricia Ferreira. Dialogando afrofuturismo em sala de aula com Lu Ain-zaila. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho buscamos discutir a presença dos conteúdos africanos e afro-brasileiros em sala de aula. Para isso, procuramos analisar a representação da figura do negro em livros didáticos do contexto escolar tocantinense, verificando a implementação da Lei 10.639/2003, e, a partir das lacunas percebidas, apresentar a proposta do trabalho em sala de aula dos contos “Era afrofuturista” e “Admissão”, do livro Sankofia: breves histórias sobre o afrofuturismo (LU AIN-ZAILA, 2018), da autora Lu Ain-Zaila. Nossa hipótese é que a perspectiva afrofuturista permite a valorização das culturas negras de matriz africana, a legitimação da estética negra e o reconhecimento da complexidade cultural silenciada pelos processos de colonização e escravização. Assim, a partir da verificação dos contrastes entre os conteúdos dos livros didáticos e a literatura afrofuturista, o trabalho busca encontrar caminhos para discussões e práticas transformadoras em sala de aula.
Abstract: In this paper we propose to discuss the presence of African and Afro-Brazilian contents in the classroom. In order to do so, we aim to analyze the representation of the black figure in schoolbooks of Tocantins school context in order to verify the implementation of Law 10.639/2003 and, observing the gaps in its application, present the proposal to work in the classroom of the two short stories “Era Afrofuturista” and “Admissão” from the book Sankofia: breves histórias sobre afrofuturismo (LU AIN-ZAILA, 2018) by the author Lu Ain-Zaila. Our hypothesis is that the Afrofuturist perspective allows the valorization of black cultures of African matrix, and the legitimation of black aesthetics, and the recognition of cultural complexity silenced by the processes of colonization and enslavement. From the verification of the contrasts between the contents of schoolbooks and Afrofuturist literature, the work attempts to find paths for discuss and transform classroom practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7351
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