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dc.contributor.advisorCarvalho, Lyanna Costa-
dc.contributor.authorMendes, Patricia Ferreira-
dc.date.accessioned2025-01-17T15:42:40Z-
dc.date.available2025-01-17T15:42:40Z-
dc.date.issued2025-01-17-
dc.identifier.citationMENDES, Patricia Ferreira. Dialogando afrofuturismo em sala de aula com Lu Ain-zaila. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7351-
dc.description.abstractIn this paper we propose to discuss the presence of African and Afro-Brazilian contents in the classroom. In order to do so, we aim to analyze the representation of the black figure in schoolbooks of Tocantins school context in order to verify the implementation of Law 10.639/2003 and, observing the gaps in its application, present the proposal to work in the classroom of the two short stories “Era Afrofuturista” and “Admissão” from the book Sankofia: breves histórias sobre afrofuturismo (LU AIN-ZAILA, 2018) by the author Lu Ain-Zaila. Our hypothesis is that the Afrofuturist perspective allows the valorization of black cultures of African matrix, and the legitimation of black aesthetics, and the recognition of cultural complexity silenced by the processes of colonization and enslavement. From the verification of the contrasts between the contents of schoolbooks and Afrofuturist literature, the work attempts to find paths for discuss and transform classroom practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectAfrofuturismopt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectAfrofuturismpt_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectDidactic Materialpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.titleDialogando afrofuturismo em sala de aula com Lu Ain-zailapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho buscamos discutir a presença dos conteúdos africanos e afro-brasileiros em sala de aula. Para isso, procuramos analisar a representação da figura do negro em livros didáticos do contexto escolar tocantinense, verificando a implementação da Lei 10.639/2003, e, a partir das lacunas percebidas, apresentar a proposta do trabalho em sala de aula dos contos “Era afrofuturista” e “Admissão”, do livro Sankofia: breves histórias sobre o afrofuturismo (LU AIN-ZAILA, 2018), da autora Lu Ain-Zaila. Nossa hipótese é que a perspectiva afrofuturista permite a valorização das culturas negras de matriz africana, a legitimação da estética negra e o reconhecimento da complexidade cultural silenciada pelos processos de colonização e escravização. Assim, a partir da verificação dos contrastes entre os conteúdos dos livros didáticos e a literatura afrofuturista, o trabalho busca encontrar caminhos para discussões e práticas transformadoras em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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