Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7348
Authors: Silva, Nathalia Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Ariel Elias do
Title: Racismo e educação: reflexões e contribuições para uma educação antirracista
Keywords: Antirracismo;Educação;Lei 10.639/2003;Racismo;Anti-racism;Education;Law 10.639/2003;Racism
Issue Date: 17-Jan-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Nathalia Pereira da. Racismo e educação: reflexões e contribuições para uma educação antirracista. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de História (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo sobre o tema “Racismo e educação: reflexões e contribuições para uma educação antirracista” tem como finalidade entender como o racismo encontra-se estruturado na sociedade, analisar a aplicabilidade da Lei de n° 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de conteúdos de História da África e dos negros no Brasil em algumas escolas e buscar meios de enfrentamento do racismo no contexto escolar através de uma educação antirracista. O trabalho foi dividido em cinco partes. Na primeira parte, será feita uma breve contextualização da história sobre o fim da escravidão e a sua relação com o racismo estrutural que acomete a sociedade. Seguindo desta, a pesquisa apontará algumas lacunas na efetivação da lei 10.639/2003 segundo alguns autores. Em seguida, o trabalho discutirá a função dos professores para a aplicação da lei, e a importância da formação continuada para esses profissionais. No ponto seguinte será apresentada uma análise do Documento Curricular do Tocantins e do Projeto Político Pedagógico de algumas escolas. Através da observação feita destes documentos, foi possível perceber que a aplicabilidade da lei se encontra defasada no ambiente escolar. Buscando contribuir para uma educação antirracista, as considerações finais indicarão algumas propostas de enfrentamento do racismo no contexto escolar, ressaltando a relevância do conhecimento da cultura afro-brasileira.
Abstract: The present study on the theme "Racism and education: reflections and contributions to anti-racist education" aims to understand how racism is structured in society, analyze the applicability of Law n° 10.639/2003 that establishes the mandatory the teaching of African History and Black History content in Brazil in some schools and seek ways to face racism in the school context through an anti-racist education. The work was divided into five parts. In the first part, a brief contextualization of the history about the end of slavery and its relationship with the structural racism that affects society will be made. Following this, the research will point out some gaps in the effectiveness of law 10.639/2003 according to some authors. Then, the work will discuss the role of teachers for law enforcement, and the importance of continuing education for these professionals. In the next section, an analysis of the Tocantins Curricular Document and the Pedagogical Political Project of some schools will be presented. Through the observation of these documents, it was possible to perceive that the applicability of the law is outdated in the school environment. Seeking to contribute to an anti-racist education, the final considerations will indicate some proposals for confronting racism in the school context, emphasizing the relevance of knowledge of Afro-Brazilian culture.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7348
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