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http://hdl.handle.net/11612/7309
Autor(a): | Curcino, Marilete Alves Soares |
Orientador: | Amicucci, Eliane Marques de Menezes |
Título: | Serviço social na educação: o assistente social no ambiente escolar |
Palavras-chave: | Serviço social;Política educacional;Questão social |
Data do documento: | 17-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | CURSINO, Marilete Alves Soares. Serviço social na educação: o assistente social no ambiente escolar. 2023. 103f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como tema de estudo a inserção do assistente social na educação, tendo como objetivo geral compreender quais contribuições o serviço social pode oferecer a escola de educação básica. Objetivando especificamente: Compreender a política educacional desenvolvida pela escola pública de ensino básico; entender qual o papel desempenhado pelo assistente social na política educacional, seus deveres e atribuições frente a questão social e analisar os processos interventivos propostos pelo serviço social na escola, através das atribuições do assistente social na escola pública de ensino básico. A metodologia foi através de um estudo bibliográfico e documental, fundamentado no materialismo histórico-dialético, de natureza qualitativa objetivando gerar conhecimento. A pesquisa aborda o contexto de inclusão do assistente social na política de educação, a luta pela aprovação da Lei nº13. 935/2019, que prevê a prestação do serviço social na escola de ensino básico. Apesar desta Lei ter sido aprovada, a inclusão do profissional nas escolas ainda é muito recente, entretanto, no Estado do Tocantins, já é algo concreto. Portanto, a intencionalidade é demonstrar através da pesquisa de campo fundamentada em pesquisas bibliográficas, dar autenticidade ao Trabalho de Conclusão de curso, mostrando a importância de inserção desse profissional no ambiente educacional, mais precisamente nas unidades básicas estaduais, considerando suas atribuições e competências mediante sua pratica profissional fundamentada no Código de Ética, na Lei de Regulamentação da Profissão considerando a LDB, e o ECA, tendo como referência os seis municípios que compõem a Superintendência (SRE) de Miracema do Tocantins. |
Abstract: | This course completion work (TCC) has as its subject of study the insertion of social workers in education, with the general objective of understanding what contributions social work can offer to basic education schools. Specifically aiming to: Understand the educational policy developed by public basic education schools; understand the role played by social workers in educational policy, their duties and responsibilities in relation to social issues and analyze the intervention processes proposed by social services at school, through the social worker's duties in public elementary schools. The methodology was through a bibliographic and documentary study, based on historical-dialectical materialism, of a qualitative nature aiming to generate knowledge. The research addresses the context of inclusion of social workers in education policy, the fight for the approval of Law nº13. 935/2019, which provides for the provision of social services in primary schools. Although this Law has been approved, the inclusion of professionals in schools is still very recent, however, in the State of Tocantins, it is already something concrete. Therefore, the intention is to demonstrate, through field research based on bibliographic research, to give authenticity to the Course Completion Work, showing the importance of inserting this professional in the educational environment, more precisely in state basic units, considering their duties and competencies through their professional practice based on the Code of Ethics, the Profession Regulation Law considering the LDB, and the ECA, having as a reference the six municipalities that make up the Superintendence (SRE) of Miracema do Tocantins. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7309 |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
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