Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7302
Authors: Reis, Iracema Eulália Carneiro dos
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Márcio Bernardes de
Title: Desvendando o Bullying: uma manifestação do fenômeno da violência com base em reflexões e perspectivas educacionais
Keywords: Violências;Contexto educacional;Bullying;Intervenção pedagógica
Issue Date: 12-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: REIS, Iracema Eulália Carneiro dos. Desvendando o Bullying: uma manifestação do fenômeno da violência com base em reflexões e perspectivas educacionais. 2024. 33f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O propósito desse estudo é aprofundar a compreensão dos conceitos e raízes históricas e sociais da violência e do Bullying. É imprescindível compreender plenamente a gravidade e os impactos destes problemas no âmbito das "violências nas escolas" para desenvolver políticas e práticas educacionais que fomentem um ambiente de aprendizagem seguro e saudável. Dessa forma, esta pesquisa busca responder à seguinte questão, quais são os fundamentos e a abrangência do fenômeno da violência no contexto educacional, apresentado pelo bullying nas escolas, e quais são as consequências para a formação profissional e social dos alunos? O estudo será realizado mediante pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, com fundamentação em obras de autores como Modena et al. (2016), Abramovay e Rua (2002), Bispo et al. (2019) e outros. Por último, é cabível ressaltar que para compreender e lidar com o bullying e outras formas de violência, para fomentar uma cultura de paz, é imprescindível ensinar o respeito e a empatia em relação às diferenças e particularidades de cada indivíduo. Somente dessa forma será possível criar um ambiente escolar mais acolhedor. Assim, somente por meio de uma abordagem abrangente que integre os esforços das instituições educacionais e da comunidade, será viável eliminar as manifestações da violência e principalmente do bullying e estabelecer um contexto social seguro e justo.
Abstract: The purpose of this study is to deepen the understanding of the concepts and historical and social roots of violence and Bullying. It is essential to fully understand the severity and impacts of these problems in the context of "violence in schools" to develop educational policies and practices that foster a safe and healthy learning environment. Therefore, this research seeks to answer the following question, what are the foundations and scope of the phenomenon of violence in the educational context, presented by bullying in schools, and what are the consequences for the professional and social training of students? The study will be carried out through bibliographical, descriptive and qualitative research, based on works by authors such as Modena et al. (2016), Abramovay and Rua (2002), Bispo et al. (2019) and others. Finally, it is worth highlighting that to understand and deal with bullying and other forms of violence, to foster a culture of peace, it is essential to teach respect and empathy towards the differences and particularities of each individual. Only in this way will it be possible to create a more welcoming school environment. Therefore, only through a comprehensive approach that integrates the efforts of educational institutions and the community will it be viable to eliminate manifestations of violence and especially bullying and establish a safe and fair social context
URI: http://hdl.handle.net/11612/7302
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Iracema Eulália Carneiro dos Reis - Artigo de graduação.pdf703.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.