Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7261
Autor(a): HAUSSLER, Mauricio Oliveira
Orientador: SANTOS, Robertode Souza
Título: Território e as relações políticas coronelistas nas Escolas Estaduais em Porto Nacional – TO.
Palavras-chave: Coronelismo;Voto de Cabresto;Geografia;Educação;Política;Coronalismo;Vote Licou;Géographie;Éducation;Politique
Data do documento: 3-Dez-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: HAUSSLER, Mauricio Oliveira. Território e as relações políticas coronelistas nas Escolas Estaduais em Porto Nacional – TO. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
Resumo: Para comentar teoricamente sobre território e coronelismo no Tocantins, é necessário que em um primeiro momento tenha uma noção do que é de fato – território e coronelismo. Na Geografia, território é visto como um conceito de espaço. Mas para Raffestin (1993), o espaço e o território não são termos equivalentes. É essencial compreender que o espaço é anterior ao território. O território se forma a partir do espaço. É resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático, (ator que realiza um programa) em qualquer nível. Enquanto o território é posterior ao espaço, pode-se afirmar que o território é uma criação humana mais elaborada do que espaço. Ao se apropriar de um espaço, concreta ou abstratamente (por exemplo, pela representação ou pela posse territorial), o ator. Os objetivos da pesquisa são: Elaborar uma revisão bibliográfica e teórico-metodológica sobre as relações coronelistas de poder e o seu território de atuação. Analisar, avaliar, mensurar o desempenho e a dinâmica do voto de cabresto a partir de 1988 no Tocantins. c) Observar a evolução e as tendências do voto mercadoria em Porto Nacional – TO. E mapear a geografia espacial do voto de cabresto em Porto Nacional. Após estas considerações teóricas e empíricas (quantitativas e qualitativas), foi possível, fazer um diagnóstico do fenômeno das relações coronelistas, mais especificamente com relação ao processo eleitoral. O que se percebe, é que há uma presença forte de relações de poder de caráter coronelistas na máquina político- administrativa no estado do Tocantins.
Abstract: Dans Tocantins, empiriquement, il y a réalisation de votes basés sur des faveurs comme, par exemple, la offre d'emploi dans des fonctions publiques d'État ou municipales en échange d'un droit de vote. Il est visible dans Tocantins, par exemple, que les charges publiques sont destinées localement au domaine politique de certains pots comme un moyen de gagner des voix en offrant des emplois aux citoyens dans leur lieux. Les offices ou secrétariats publics les plus recherchés par les chefs ou les colonels régionaux et locaux sont le secrétariat de la santé et de l'éducation, puisque ces bureaux publics emploient de nombreux les travailleurs pourront donc gagner plus de voix. Pour préparer le texte, un examen a été effectué recherche bibliographique et théorique-méthodologique sur les rapports de force coronelist et leur territoire d'action. L'objectif de la recherche est d'analyser, d'évaluer, de mesurer les performances et la dynamique du vote licou pour de 1988 à 2018 à Tocantins et observer l'évolution et les tendances du vote des matières premières à Porto Nacional – TO. La recherche empirique était basée sur des entretiens avec des dirigeants syndicaux des écoles publiques publiques, des électeurs, des directeurs, des conseillers de Porto Nacional – TO.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7261
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mauricio Oliveira Haussler.pdf800.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.