Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7214
Autor(a): Maycon, Dougllas Vieira dos Santos
Orientador: Padovan, Regina Célia
Título: O “tornar-se professor” e a formação universitária: um olhar sobre o curso de História da UFT - Campus de Porto Nacional
Palavras-chave: ensino de História;formação docente;identidade docente;History teaching;teacher training;teaching identity
Data do documento: 29-Nov-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS, Maycon Dougllas Vieira dos. O “tornar-se professor” e a formação universitária: um olhar sobre o curso de História da uft - Campus de Porto Nacional. 2023. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de História (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem por principal objetivo investigar e analisar o processo de constituição da formação ou da identidade docente no curso de Licenciatura em História da UFT – Campus de Porto Nacional no ano de 2019. Busca ainda identificar os processos que constituem a formação identitária de um docente de História, na medida em que se tenta responder a seguinte questão: o que é necessário para se tornar um professor de História? A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, utilizou como metodologia a formulação e aplicação de dois questionários, levando em consideração o tempo de entrada dos alunos no curso e a influência da disciplina de estágio supervisionado, atendendo, portanto, os graduandos do início e fim do curso. A interlocução bibliográfica abordou autores como Silva (2000), Brzezinski (2002), Rosmann (2014), entre outros, no suporte às problematizações apontadas. Sabe-se que é quase unânime a ideia de que a identidade do professor se constitui eminentemente na prática e na experiência no “chão da sala”. No entanto, é preciso mais que a pura e simples experiência no ambiente escolar para se constituir a identidade de um professor, visto ser uma profissão de constante construção e reconstrução de saberes e fazeres docentes.
Abstract: The present work has as main objective to investigate and analyze the process of constitution of the formation or the identity of teacher in the Degree in History of UFT - Campus of Porto Nacional in the year of 2019. It also seeks to identify the processes that constitute the formation of an identity history teacher, as one tries to answer the following question: what is required to become a history teacher? The research, characterized as a case study, used as a methodology the formulation and application of two questionnaires, taking into consideration the students' entrance time in the course and the influence of the supervised internship discipline, thus attending the beginning and end students. of course. The bibliographic dialogue approached authors such as Silva (2000), Brzezinski (2002), Rosmann (2014), among others, in support of the problematizations pointed out. It is known that the idea that the teacher's identity is eminently constituted in practice and experience on the “floor of the room” is almost unanimous. However, it takes more than the pure and simple experience in the school environment to constitute the identity of a teacher, since it is a profession of constant construction and reconstruction of teaching knowledge and skills.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7214
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