Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7198
Autor(a): Carvalho, Anielle Cristina Aguiar de Sousa
Orientador: Lira, Elizeu Ribeiro
Título: Bases pedagógicas do processo de ensino na Escola Família Agrícola de Porto Nacional - Tocantins
Palavras-chave: bases pedagógicas;educação;Escola Família Agrícola;pedagogical bases;education
Data do documento: 28-Nov-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CARVALHO, Anielle Cristina Aguiar de Sousa. Bases pedagógicas do processo de ensino na Escola Família Agrícola de Porto Nacional - Tocantins. 2024. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
Resumo: O escopo do presente artigo apresenta a temática da educação em escolas agrícolas, com ênfase no modelo de ensino implantado na Escola Família Agrícola (EFA) de Porto Nacional - Tocantins, apontando os principais fatores que contribuíram para a sua implantação e perenidade educacional. Foi feita a abordagem da contextualização histórica e sócio-política da criação da EFA e do cenário da educação que motivou e possibilitou sua estruturação nos moldes em que se encontra nos dias atuais. A unidade de ensino estudada é responsável pela educação e preparação intelectual de crianças e adolescentes que ocupam as vagas disponibilizadas pelas escolas, e por isso a necessidade de se traçar um paralelo entre a metodologia de ensino convencional é o padrão atual implementado na EFA, considerando as diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade em destaque. A elaboração do presente artigo se deu por meio da análise documental dos PPPs da unidade de ensino aqui apresentada, bem como o emprego da revisão de literatura, com base em artigos científicos e livros com abordagem da temática sobre unidades de ensino que adotam a metodologia empregada pela EFA. Ficou evidente que no decorrer dos anos, o processo de estruturação do ensino nos moldes da EFA se tornou uma realidade crescente, e no caso específico da unidade de Porto Nacional - Tocantins, o modelo demonstrou eficiência no tocante à preparação dos seus egressos rumo ao ensino superior e mercado de trabalho.
Abstract: The scope of this article presents the theme of education in agricultural schools, with emphasis on the teaching model implemented at the Agricultural Family School(EFA) of Porto Nacional - Tocantins, pointing out the main factors that contributed to its implementation and educational perenity. The approach of the historical and socio- political contextualization of the creation of the EFA and the education scenario that motivated and enabled its structuring in the way it is in today was made. The teaching unit studied is responsible for the education and intellectual preparation of children and adolescents who occupy the vacancies provided by schools, and therefore the need to draw a parallel between the conventional teaching methodology is the current standard implemented in the EFA, considering the guidelines of the Political Pedagogical Project (PPP) of the unit highlighted. The preparation of this article took place through the documentary analysis of the PPPs of the teaching unit presented here, as well as the use of literature review, based on scientific articles and books with a thematic approach on teaching units that adopt the methodology employed by the EFA. It was evident that over the years, the process of structuring teaching along the lines of the EFA has become a growing reality, and in the specific case of the Unit of Porto Nacional - Tocantins, the model demonstrated efficiency with regard to the preparation of its graduates towards higher education and the labormarket.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7198
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