Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7012
Autor(a): Nascimento , Mateus Filho Vieira do
Orientador: Claro, Lisiane Costa
Título: A pesca como proposta temática da educação ambiental popular no 6° ano do ensino fundamental no norte do Tocantins
Palavras-chave: Educação Ambiental; Pesca; Ensino Fundamental; Educação Popular; Environmental Education; Fishing; Elementary Education; Popular Education
Data do documento: 7-Ago-2023
Citação: NASCIMENTO, Mateus Filho Vieira do. A pesca como proposta temática da educação ambiental popular no 6° ano do ensino fundamental no norte do Tocantins. 2023. 149f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como a pesca, enquanto prática corporal, pode contribuir nas aulas dos anos finais no Ensino Fundamental II, com foco na Educação Ambiental (EA). A pesquisa ocorreu na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, em Tocantinópolis – TO, com crianças do 6° ano. O estudo ancora-se na Educação Ambiental Popular, pois ela apresenta uma perspectiva problematizadora da realidade com base na dimensão política da educação. O trabalho justifica-se pela relevância da Educação Ambiental nas escolas, sobretudo no seu caráter transformador e sociocultural, elementos de caráter formativo (BRASIL, 2017). Além disso, provoca-se visibilidade ao contexto da pesca artesanal no Rio Tocantins, ao realizar-se em uma escola de cenário ribeirinho, por meio da Pesquisa-Ação com abordagem Qualitativa. Assumindo a seguinte questão “Como os saberes populares advindos das crianças e sua experiência com a pesca, auxiliam na elaboração de uma proposta envolvendo Educação Ambiental na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, em Tocantinópolis-TO?”. Os resultados mostram que os participantes da pesquisa conseguiram trazer os elementos presentes nas comunidades de pesca, ressaltando a relevância dos saberes populares para a própria comunidade e sua manifestação enquanto conhecimento a ser abordado no âmbito escolar. Além disso, através das atividades pedagógicas do projeto educativo, compreendeu-se que os participantes da pesquisa demonstraram um pensamento crítico frente às causas socioambientais. Outrossim, ao estabelecermos uma relação aproximada entre as crianças e o meio ambiente, trazemos à tona a necessidade de um diálogo entre corpo e natureza, elementos essenciais para discussão no âmbito escolar e potencializadores de um ensino significativo, fomentando a relevância de pesquisas que abordem o contexto ambiental relacionado à dimensão social.
Abstract: This work aims to understand how fishing, as a bodily practice, can contribute to classes in the final years of Elementary School II, focusing on Environmental Education (EA). The research took place at Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, in Tocantinópolis – TO, with children in the 6th year. The study is anchored in Popular Environmental Education, as it presents a problematizing perspective of reality based on the political dimension of education. The work is justified by the relevance of Environmental Education in schools, especially in its transforming and sociocultural character, elements of a formative nature (BRASIL, 2017). In addition, visibility is given to the context of artisanal fishing on the Tocantins River, by taking place in a school with a riverside setting, through Action-Research with a Qualitative approach. Assuming the following question “How do popular knowledge arising from children and their experience with fishing help in the elaboration of a proposal involving Environmental Education at Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, in Tocantinópolis-TO?”. The results show that the research participants were able to bring the elements present in the fishing communities, highlighting the relevance of popular knowledge for the community itself and its manifestation as knowledge to be addressed in the school environment. In addition, through the pedagogical activities of the educational project, it was understood that the research participants demonstrated critical thinking in the face of socio-environmental causes. Furthermore, by establishing a close relationship between children and the environment, we bring to light the need for a dialogue between body and nature, essential elements for discussion in the school environment and potentializers of meaningful teaching, fostering the relevance of research that addresses the environmental context related to the social dimension.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7012
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