Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7000
Authors: Silva, Tatiane Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves Filho, Francisco
Title: A história da educação brasileira no “quarto de despejo”: a Literatura de Carolina Maria de Jesus
Keywords: Despejo;Favela;Educação;História;Literatura
Issue Date: 24-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Tatiane Fernandes da. A história da educação brasileira no “quarto de despejo”: a Literatura de Carolina Maria de Jesus. 2021. 34f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar elementos destacados da História da Educação Brasileira no contexto e no conteúdo da obra de Carolina Maria de Jesus, em especial em seu livro: “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”. Assim, esse estudo foi pautado pelos avanços e retrocessos que a educação passou durante os anos da democracia populista e início dos governos militares identificados na realidade vivida pela autora. Identifica-se que esse tema é de grande relevância para a formação acadêmica e futuro dos professores. Trata-se da história de uma negra, favelada, que se tornou uma importante escritora após a publicação e reconhecimento das qualidades do livro “Quarto de Despejo”. Obra que nos faz refletir sobre o contexto da maioria das famílias brasileiras, sem acesso à educação, mas que, como Carolina, almejam os estudos para si e para toda a sua família, bem como uma vida digna, melhor.
Abstract: This work aims to address highlighted elements of the History of Brazilian Education in the context and content of the work of Carolina Maria de Jesus, especially in her book: “Quarto de Despejo: diário de uma Favelada2”. Thus, this study was guided by the advances and setbacks that education went through during the years of populist democracy and the beginning of military governments identified in the reality experienced by the author. It is identified that this theme is of great relevance for the academic training and future of teachers, it is the story of a black favela who became an important writer after the publication and recognition of the qualities of the book “Quarto de Despejo”. This work makes us reflect on the context of most Brazilian families, without access to education, but who, like Carolina, aspire to study for themselves and their entire family, as well as a dignified, better life.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7000
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiane Fernandes da Silva - Monografia.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.