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dc.contributor.advisorMoura-Berto, Kethlen Leite de-
dc.contributor.authorNascimento, Andreia Gomes Lopes-
dc.date.accessioned2024-09-20T13:18:41Z-
dc.date.available2024-09-20T13:18:41Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Andreia Gomes Lopes. Projeto político-pedagógico: instrumento para a efetivação da gestão escolar no sistema municipal de ensino de Miracema do Tocantins. 2023. 31f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6995-
dc.description.abstractThis research has as its theme Political-Pedagogical Project: Instrument for the effectiveness of school management in the Municipal Education System of Miracema do Tocantins, which includes the Political-Pedagogical Project, within the scope of school and educational planning as a necessary instrument for the implementation of management school in the municipal public education system in Mirace. Thus, we sought to understand which planning instrument could operationalize the effectiveness of school management in the municipal public education system of Miracema do Tocantins? For that, we define as general objective: To analyze the importance of the Political-Pedagogical Project in the effectiveness of the school management with the community of Mirace, and specific: To present the aspects of the Educational Planning its relations between the State and the School; Highlight the principles and mechanisms of democratic management of the public education system; and, To analyze the mechanisms that corroborate the process of materialization of democratic management in the municipal education system in Mirace. The investigation was carried out through a documentary research as a source of data collection and descriptive bibliographical research of scientific articles and works related to the theme with outlines on the practice of school management from the guidelines and the need for the collective construction of the community as a means of school democratization. The text is divided into three parts that address educational planning, the constitutional principles of democratic management in the system and the materialization of democratic management in the municipal education system in Miracean. However, we point out the importance of the Pedagogical Political Project as an instrument to clarify the school's educational actions in an integral way from the Miracean context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectSistema municipal de ensinopt_BR
dc.titleProjeto político-pedagógico: instrumento para a efetivação da gestão escolar no sistema municipal de ensino de Miracema do Tocantinspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema Projeto Político-Pedagógico: Instrumento para a efetivação da gestão escolar no Sistema Municipal de Ensino de Miracema do Tocantins, que contempla o Projeto Político-Pedagógica, no âmbito do planejamento escolar e educacional como instrumento necessário de concretização da gestão escolar no sistema municipal público de ensino miracemense. Assim, buscou-se entender qual o instrumento do planejamento que poderá operacionalizar a efetividade da gestão escolar no sistema municipal público de ensino de Miracema do Tocantins? Para tanto, definimos como objetivo geral: Analisar a importância do Projeto Político Pedagógico na efetivação da gestão escolar junto a comunidade miracemense, e específicos: Apresentar os aspectos do Planejamento Educacional suas relações entre o Estado e a Escola; Evidenciar os princípios e mecanismos da gestão democrática do sistema público de ensino; e, Analisar os mecanismos que corroboram com o processo de materialização da gestão democrática no sistema municipal de ensino miracemense. A investigação foi realizada através de uma pesquisa documental como fonte de coleta de dados e pesquisas bibliográficas descritivas de artigos científicos e obras referente à temática com delineamentos sobre a prática da gestão escolar a partir das diretrizes e da necessidade da construção coletiva da comunidade como meio de democratização da escola. O texto está dividido em três partes que contemplam o planejamento educacional, os princípios constitucionais de gestão democrática no sistema e a materialização da gestão democrática no sistema municipal de ensino miracemense. Contudo, apontamos a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento de esclarecer as ações educativas da escola de forma integral a partir do contexto miracemense.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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