Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6991
Autor(a): Silva, Henrique Lobato da
Orientador: Teixeira, Paulo Cléber Mendonça
Título: Proposta de ensino de função quadrática usando software Winplot
Palavras-chave: Winplot. Ensino de Matemática. Função Quadrática. Winplot. Mathematics Teaching. Quadratic Function
Data do documento: 7-Ago-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citação: SILVA, Henrique Lobato da. Proposta de ensino de função quadrática usando software Winplot.2024.43f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2024.
Resumo: Esta dissertação propõe uma abordagem inovadora no ensino da função quadrática para alunos do 9º ano do ensino Fundamental, utilizando o software Winplot como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem da Matemática. Através da análise dos coeficientes da função quadrática e da utilização das janelas algébricas, gráficas e de cálculo, é possível visualizar o gráfico e compreender conceitos importantes relacionados à função. O objetivo deste trabalho é fornecer aos professores uma proposta de ensino da função polinomial de segundo grau, utili- zando o Software como instrumento de mediação. Essa metodologia tem como finalidade tornar o aprendizado de um conteúdo abstrato mais dinâmico, permitindo que os alunos visualizem as funções por meio da manipulação de comandos e desenvolvam um amplo entendimento sobre o assunto. A proposta inclui a apresentação de exercícios que poderão ser aplicados posteriormente em sala de aula. Assim, esta proposta tem como objetivo aprimorar a metodologia de ensino de Matemática para os professores do ensino básico e verificar se os alunos são capazes de aprender o conteúdo na prática, despertando seu interesse e participação durante as aulas.
Abstract: This dissertation proposes an innovative approach to teaching quadratic functions to 9th grade stu- dents, using the Winplot software as a supplementary tool in the learning process of Mathematics. Through analyzing the coefficients of the quadratic function and utilizing algebraic, graphical, and calculation windows, it is possible to visualize the graph and comprehend important concepts related to the function. The objective of this work is to provide teachers with a teaching proposal for the second-degree polynomial function, using the software as a mediation instrument. This methodology aims to make the learning of abstract content more dynamic, allowing students to visualize functions through the manipulation of commands and develop a comprehensive understanding of the subject. The proposal includes the presentation of exercises that can be later applied in the classroom. Thus, this research aims to improve the teaching methodology of Mathematics for basic education teachers and verify if students are capable of learning the content in practice, arousing their interest and participation during classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6991
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Lobato da Silva - Dissertação.pdf649.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.