Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6988
Autor(a): Sera, Eduardo Aoki Ribeiro
Orientador: Osório, Neila Barbosa
Título: Educação em saúde bucal para idosos da Universidade da Maturidade-Tocantins- Amazônia Legal
Palavras-chave: Idoso. Saúde Bucal. Educação. Tecnologia Social. Aprendizagem ao Longo da Vida.Elderly. Oral Health. Education. Social Technology. Lifelong Learning
Data do documento: 28-Jun-2024
Citação: SERAA, Eduardo Aoki Ribeiro. Educação em saúde bucal para idosos da Universidade da Maturidade-Tocantins-Amazônia Legal. 2024. 95f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Palmas, 2024.
Resumo: Este estudo doutoral, que discute a Educação em Saúde Bucal para idosos, concentra-se na área: Saberes, linguagem, educação, que compõe a Linha de pesquisa: Práticas Educativas; Educação Intergeracional; Gerontologia, do Programa de Pós-graduação em Educação-Educanorte, campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa objetiva elaborar uma Tecnologia Social de educação em saúde bucal para idosos. Estudar o fenômeno da Universidade da Maturidade (UMA/UFT) é um caminho fértil para compreender práticas de Educação ao Longo da Vida. Esse espaço alimenta debates transformadores, capazes de levar conhecimentos, habilidades e novos valores para o cotidiano do idoso. A pergunta norteadora desta tese é: Uma Tecnologia Social Educacional em Saúde Bucal pode contribuir para o autocuidado e qualidade de vida de idosos? Esta é uma pesquisa do tipo quase-experimental, quali-quantitativa de base fenomenológica. A coleta de dados e informações, com base em entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. A análise dos dados ocorreu com uma exploração do material, tratamento dos resultados obtidos com interpretação por meio das inferências demonstradas no corpo da versão final da tese. Apresentamos um passo a passo na construção de uma Tecnologia Social e Educacional em Educação Bucal (TSESB), que poderá ser utilizada por outras insituições educativas. Com os resultados deste estudo esperamos contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no que tange a questão do desenvolvimento de Tecnologias sociais educacionais, bem como compreender os processos educativos e sociais que envolvem a aprendizagem ao longo da vida, no Brasil, na região Amazônica, em especial no Estado do Tocantins, na cidade de Palmas e Tocantínia, e com isso promover o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGEDA/UFT).
Abstract: This doctoral study, which discusses oral health education for the elderly, focuses on the area: Knowledge, language, education, which is part of the research line: Educational Practices; Intergenerational Education; Gerontology, of the Postgraduate Program in Education-Educanorte, campus of the Federal University of Tocantins (UFT). The research aims to develop a Social Technology for oral health education for the elderly. Studying the phenomenon of the University of Maturity (UMA/UFT) is a fruitful way of understanding Lifelong Learning practices. This space feeds transformative debates, capable of bringing knowledge, skills and new values to the daily lives of the elderly. The guiding question of this thesis is: Can a Social Educational Technology in Oral Health contribute to self-care and quality of life in the elderly? This is a quasi-experimental, qualitative-quantitative study with a phenomenological basis. Data and information will be collected through semi-structured interviews, participant observation and document analysis. The data was analyzed by exploring the material, treating the results obtained and interpreting them using the inferences shown in the body of the final version of the thesis. We present a step-by-step approach to building a Social and Educational Technology in Oral Health Education (TSESB), which can be used by other educational institutions. With the results of this study we hope to contribute to the development of academic knowledge on the issue of developing educational social technologies, as well as understanding the educational and social processes that involve lifelong learning in Brazil, in the Amazon region, especially in the state of Tocantins, in the city of Palmas and Tocantínia, and thereby promote the strengthening of the Graduate Program in Education at the Federal University of Tocantins (PPGEDA/UFT).
URI: http://hdl.handle.net/11612/6988
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