Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6964
Autor(a): Santos, Michelle Alves dos
Orientador: Souza, Luciane Silva de
Título: Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino de Miracema do Tocantins
Palavras-chave: Direito;Escola;Inclusão;Igualdade
Data do documento: 10-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS, Michelle Alves dos. Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino de Miracema do Tocantins. 2023. 29f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como os documentos oficiais preveem a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino municipal, na cidade de Miracema do Tocantins – TO, ou seja, como são atendidos nas salas de aula e o ambiente escolar, suas dificuldades e avanços. Tem como problema de pesquisa: há documentos norteadores de educação especial inclusiva no município? E, se sim, quais suas orientações? Inicialmente, para contextualização da temática, foi realizado um resgate histórico a respeito da importância da legislação sobre Educação Especial e a Inclusão dos alunos com necessidades especiais, garantindo assim seus direitos em importantes documentos norteadores, políticas públicas e leis, isto é, o amparo legal que garante o direito de que todos os alunos com necessidades especiais sejam incluídos nas atividades escolares em todas as disciplinas do currículo escolar na rede regular de ensino e na sociedade em que vive. Desta forma, a pesquisa se realiza mediante um processo no qual se buscam informações para responder questionamentos e cada investigação feita, permite um pensar reflexivo a respeito do assunto que nos intriga e nos motiva a querer aprimorar as práticas docentes. Temos como resultados preliminares que no município não existe um documento norteador que ampara os alunos com necessidades educacionais especiais, mas que um grupo de trabalho está desenvolvendo um documento que precisa passar por toda uma análise, discussões, que darão respaldo legal para a inclusão dos alunos com necessidades especiais na rede municipal.
Abstract: This work aims to know and analyze how the inclusion of students with special needs occurs in the regular municipal school system, in the city of Miracema do Tocantins - TO, how the classrooms and the school environment are, their difficulties and advances. Its research problem is to analyze the guiding documents of inclusion present in the municipality. Initially, to contextualize the theme, a historical rescue was carried out regarding the importance of legislation on Special Education and the Inclusion of students with special needs, thus guaranteeing their rights in important guiding documents, public policies and laws, that is, the legal support that all students with special needs have the right to be included in school activities in all subjects of the school curriculum in the regular school system and in the society in which they live. In this way, the research is carried out through a process in which information is sought to answer questions and each investigation allows a reflective thinking about the subject that intrigues us and motivates us to want to improve teaching practices. We have as preliminary results that in the municipality there is no guiding document that supports students with special needs, but that a working group is developing a document that needs to go through a whole analysis, discussions, which will give legal support for the inclusion of students with special needs in the municipal network.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6964
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