Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6929
Autor(a): Teixeira, Apoliana de Jesus
Orientador: Silva, Ivo Pereira da
Título: Caminhos percorridos por uma acadêmica de um curso de licenciatura em Matemática do Tocantins para aprender Cálculo IV
Palavras-chave: Educação Matemática;Aprendizagem;Cálculo IV;Ensino do Cálculo
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: TEIXEIRA, Apoliana de Jesus. Caminhos percorridos por uma acadêmica de um curso de licenciatura em Matemática do Tocantins para aprender Cálculo IV. 2022. 44 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2023.
Resumo: Essa pesquisa foi construída e desenvolvida em torno da questão problema: Que caminhos devem ser construídos para que eu possa aprender os objetos do conhecimento explícitos na ementa da disciplina de Cálculo IV no curso de licenciatura em Matemática- UFT-Arraias-TO? Na busca por respostas a tal questão foi seguido os princípios da pesquisa qualitativa de caráter historiográfico que utiliza o método de análise documental e da história oral para apresentação do resultado adquirido. O objetivo desta pesquisa foi evidenciar como foi realizada a construção do caminhos seguidos pela acadêmica para apreender os objetos do conhecimento explícitos na ementa da disciplina de Cálculo IV de um curso de licenciatura em Matemática. As situações vivenciadas na disciplina de Cálculo IV se tornaram a motivação para essa pesquisa e para ter um entendimento sobre como aprender Cálculo IV, foi necessário pesquisar sobre o ensino do cálculo diferencial e integral, integrais múltiplas, suas origens e seu desenvolvimento. Houve também a necessidade de realizar entrevistas com professores de Matemática que já ministraram a disciplina de Cálculo IV no curso de licenciatura em Matemática desde a implantação do PPC em 2010 até 2022. A busca pelo aprendizado do cálculo, a busca do melhor caminho para aprender, para além daquele apresentado pelo professor da disciplina, faz com que o estudante aprenda e quando se aprende o cálculo, aprende também a ensiná-lo e como é um curso de licenciatura os futuros professores precisa construir esse caminho conhecido como bagagem de conhecimento
Abstract: This research was constructed and developed around the problem question: What paths should be constructed so that I can learn the objects of knowledge explicit in the syllabus of the Calculus IV subject in the Mathematics degree course - UFT-Arraias-TO? In the search for answers to this question, the principles of qualitative research of a historiographic nature were followed, which uses the method of documentary analysis and oral history to present the final result acquired. The objective of this research was to highlight how the path followed by the academic was constructed to grasp the objects of knowledge explicit in the syllabus of the Calculus IV discipline of a degree course in Mathematics. The situations experienced in the Calculus IV discipline became the motivation for this research and to have an understanding of how to learn Calculus IV, it was necessary to research the teaching of differential and integral calculus, multiple integrals, their origins and their development. There was also a need to conduct interviews with Mathematics teachers who have already taught the Calculus IV subject in the Mathematics degree course since the implementation of the PPC in 2010 until 2022. The search for learning calculus, the search for the best way to learn, beyond that presented by the subject teacher, makes the student learn and when they learn calculus, they also learn how to teach it and what a degree course is like Future teachers need to build this path that is known as knowledge background
URI: http://hdl.handle.net/11612/6929
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monografia Matemática - Apoliana de Jesus Teixeira.pdf5.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.