Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6921
Autor(a): Silva , Stéfhane Santana da
Orientador: Nascimento, Ladislau Ribeiro do
Título: Análise dos efeitos da pandemia da COVID-19 na experiência cotidiana de profissionais e usuários de um CAPS AD III
Palavras-chave: COVID-19. Impactos Psicossociais. Reforma Psiquiátrica. CAPS. Psychosocial Impacts. Psychiatric Reform
Data do documento: 25-Set-2024
Citação: SILVA, Stéfhane Santana da. Análise dos efeitos da pandemia da COVID-19 na experiência cotidiana de profissionais e usuários de um CAPS AD III. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o início da pandemia da covid-19 em março de 2020, configurando-se como uma crise sanitária de importância internacional, que afetou toda a população mundial, provocando diversas mudanças, impondo múltiplos desafios, especialmente no âmbito do sistema de saúde, considerando a sobrecarga de demandas atendidas durante esse período. Assim, a presente pesquisa objetivou analisar os efeitos da pandemia da covid-19 na experiência cotidiana de profissionais e usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III (CAPS AD III), estabelecendo uma relação com o processo da reforma psiquiátrica em curso no país. Sabe-se que tal processo ocorreu em paralelo ao movimento da reforma sanitária iniciado ainda nos anos de 1970, culminando na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como na ampliação da concepção de saúde, com base na integralidade do cuidado, promovendo o redirecionamento da atenção em saúde mental. Assim, com a implementação da política pública de saúde mental preconiza-se o cuidado territorializado, em liberdade, com promoção da autonomia e cidadania das pessoas com transtorno mental e em decorrência do uso de álcool e outras drogas, e que necessitam acessar o serviço. Com isso, produz estratégias, visando a superação do modelo biomédico, e fortalecimento da atenção psicossocial. Nesse sentido, o estudo apresenta-se enquanto uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo exploratória, com base no método indutivo e abordagem qualitativa dos dados, utilizando-se das entrevistas narrativas para realização da coleta. Para auxiliar o processo de análise, aplicou-se o método da análise de conteúdo que é dividido em três pólos: pré-análise, exploração do material, e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A partir da análise dos resultados observou-se que a pandemia provocou diversos efeitos no cotidiano de profissionais e usuários, dentre eles, a interrupção das atividades coletivas, reorganização do fluxo de atendimento e acesso ao serviço, com a realização de triagens para verificação de sinais e sintomas da covid-19, utilização de equipamentos de proteção individual em todos os atendimentos, redução do número de vagas para o acolhimento 24h, reforço quanto ao uso das medicações, perda dos espaços de convivência, e utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação para realização de atendimentos, reuniões e matriciamento. Portanto, identificou-se a necessidade de construção dos processos formativos por meio da educação permanente e educação popular em saúde, visando a construção coletiva das estratégias de enfrentamento, e participação de profissionais, usuários e gestores do SUS. Além disso, considera-se importante também estabelecer espaços para a avaliação das medidas implementadas durante esse período, de acordo com a situação sanitária e a proximidade ou distanciamento com os princípios da reforma psiquiátrica
Abstract: The World Health Organization (WHO) declared the beginning of the covid-19 pandemic in March 2020, constituting a health crisis of international importance, which affected the entire world population, causing several changes, imposing multiple challenges, especially in the scope of the health system, considering the overload of demands met during this period. Thus, this research aimed to analyze the effects of the covid-19 pandemic on the daily experience of professionals and users of a Psychosocial Care Center for Alcohol and Other Drugs III (CAPS AD III), establishing a relationship with the ongoing psychiatric reform process in the country. It is known that this process took place in parallel with the health reform movement that began in the 1970s, culminating in the construction of the Unified Health System (SUS), as well as in the expansion of the concept of health, based on comprehensive care, promoting the redirection of mental health care. Thus, with the implementation of public mental health policy, territorialized care is advocated, in freedom, with the promotion of autonomy and citizenship of people with mental disorders and as a result of the use of alcohol and other drugs, and who need to access the service. With that, it produces strategies, aiming at overcoming the biomedical model, and strengthening psychosocial care. In this sense, the study presents itself as a research of an applied nature, of the exploratory type, based on the inductive method and a qualitative approach to the data, using narrative interviews to carry out the collection. To help the analysis process, the content analysis method was applied, which is divided into three poles: pre-analysis, material exploration, and treatment of results, inference and interpretation. From the analysis of the results, it was observed that the pandemic had several effects on the daily lives of professionals and users, among them, the interruption of collective activities, reorganization of the service flow and access to the service, with the performance of screenings to verify signs and symptoms of covid-19, use of personal protective equipment in all consultations, reduction in the number of vacancies for 24-hour reception, reinforcement regarding the use of medications, loss of living spaces, and use of digital information and communication technologies for carrying out consultations, meetings and matrix support. Therefore, the need to build training processes through permanent education and popular health education was identified, aiming at the collective construction of coping strategies, and the participation of professionals, users and managers of the SUS. In addition, it is also considered important to establish spaces for evaluating the measures implemented during this period, according to the health situation and proximity or distance to the principles of psychiatric reform.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6921
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