Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6850
Autor(a): Oliveira, Roberto Gonçalves de
Orientador: Gomes, Antônio Egno do Carmo
Título: A voz narradora em “Mater dolorosa” de Olívia Sarmento
Palavras-chave: Conto. Tema do emparedamento. Voz narratorial. Olivia Sarmento.Short story. Theme of walling. Narrative voice
Data do documento: 21-Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Roberto Gonçalves de. A voz narradora em “Mater dolorosa” de Olívia Sarmento.2024.85f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2024.
Resumo: Este estudo analisa a voz narradora de “Mater dolorosa”, presente em A emparedada e outros contos (2015), coletânea da escritora Olivia Sarmento. Dialogando com as classificações de narrador desenvolvidas por Tacca (1983) e Genette (1979) e com a proposta de vozes narrativas de Carmo Gomes (2014), o trabalho busca delinear as peculiaridades da voz em estudo. Nesse propósito, é realçada a contribuição da coletânea de Sarmento para a contística tocantinense, bem como são abordadas as singularidades de “Mater Dolorosa” no desenvolvimento da temática do emparedamento, já visitada por Sófocles e Edgar Allan Poe, na literatura estrangeira, e por Lygia Fagundes Telles e outros escritores no Brasil. Também são avaliados os usos, em “Mater Dolorosa”, de recursos como narração homodiegética e heterodiegética, tempo não cronológico, memória e retrospecções.
Abstract: This study analyzes the narrating voice of “Mater dolorosa”, present in A emparedada e outro contos (2015), a collection by Tocantins writer Olivia Sarmento. In dialogue with the narrator classifications developed by Tacca (1983) and Genette (1979) and with the proposal of narrative voices by Carmo Gomes (2014), the work seeks to outline the peculiarities and appeals of the aforementioned voice. For this purpose, the contribution of Sarmento's collection to Tocantins short stories is highlighted, as well as the singularities of “Mater Dolorosa” in the development of the theme of walling, already visited by Sophocles and Edgar Allan Poe, in foreign literature, and by Lygia Fagundes Telles and others writers, in Brazil. The uses, in “Mater Dolorosa”, of common resources, homodiegetic such as heterodiegetic narration, non-chronological time, memory and retrospections, are also evaluated
URI: http://hdl.handle.net/11612/6850
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