Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6817
Authors: Barbosa, Tainara Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Fátima Maria de
Title: Educação Infantil e gênero: um estudo das relações de gênero presente nas brincadeiras infantis
Keywords: Gênero; Brincadeiras infantis; Educação infantil.
Issue Date: 3-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARBOSA, Tainara Pinheiro. Educação Infantil e gênero: um estudo das relações de gênero presente nas brincadeiras infantis. 2023. 32f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como finalidade discutir a respeito das relações de gênero presente nas brincadeiras infantis e ressaltar a importância do debate sobre gênero no ambiente escolar e em demais espaços para que se possa conhecer e reconhecer que existem relações desiguais entre Homens/Mulheres e Meninos/Meninas e combatê-las, visando a construção de uma sociedade menos desigual em relação a esta questão. Assim, com o intuito de contribuir na produção de conhecimento sobre este tema realizou-se esta investigação, através de uma análise da trajetória da elaboração do conceito de gênero, bem como da relação das brincadeiras infantis na constituição dos papéis de gênero na infância. Para tanto, efetuou-se este estudo a partir de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com base em autores/as e pesquisadores/as que discutem sobre a questão de gênero na educação infantil. Constatou-se assim, que gênero é construído histórica e culturalmente frente às experiências individuais e coletivas. Desta forma, as brincadeiras e os brinquedos na infância oportunizam a construção dos papéis sociais e influenciam na vida futura das crianças. Percebeu-se também, que investigar sobre gênero e sexualidade ainda é um tabu em nossa sociedade. Portanto, é importante que os/as docentes contribuam para a realização de uma educação que incluam todos/as e que combata a desigualdade de gênero desde a infância.
Abstract: The present work aims to discuss gender relations present in children's games and highlight the importance of the debate on gender in the school environment and in other spaces so that it can be known and recognized that there are unequal relations between Men/Women and Boys/ Girls and fight them, aiming to build a less unequal society in relation to this issue. Therefore, with the aim of contributing to the production of knowledge on this topic, this investigation was carried out through an analysis of the trajectory of the elaboration of the concept of gender, as well as the relationship between children's games and the constitution of gender roles in childhood. To this end, this study was carried out based on exploratory and bibliographical research, based on authors and researchers who discuss the issue of gender in early childhood education. It was thus established that gender is historically and culturally constructed based on individual and collective experiences. In this way, games and toys in childhood provide opportunities for the construction of social roles and influence children's future lives. It was also noticed that investigating gender and sexuality is still a taboo in our society. Therefore, it is important that teachers contribute to an education that includes everyone and that combats gender inequality from childhood.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6817
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tainara Pinheiro Barbosa - Monografia.pdf454.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.