Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6765
Authors: Ferreira, Geolange Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, José Lauro
Title: Educação contemporânea - Análise de uma experiência disruptiva
Keywords: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino Em Ciências e Saúde – PPGECS da Universidade Federal do Tocantins – UFT, na linha de pesquisa Ensino em Ciências. A pesquisa busca analisar uma experiência disruptiva na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF, a partir dos seguintes objetivos específicos: Identificar as características das propostas didático- pedagógicas na escola lócus da pesquisa e Conhecer as experiências pedagógicas que se anunciam disruptivas na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF. Perseguiu-se o seguinte questionamento: Quais experiências propostas na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF que se anunciam disruptivas? O referencial teórico balizador e cujas conversações, em sua pluralidade, ajudaram a tramar a rede conceitual que sustenta essa pesquisa foram: a teorias da inovação disruptiva, de Clayton Magleby Christensen (2012) e o diálogo com Robinson (2019), Moran (2014), Figueiredo (2021), Demo (2005; 2009), no que concerne às propostas pedagógicas contemporâneas. Assume-se o conceito de educação disruptiva criado por Christensen na perspectiva de superação dos modelos educacionais seculares. O corpus da pesquisa foi produzido na entrevista semiestruturada com a gestão escolar da CAP, no acervo documental e mídias digitais. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva-ATD, desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007) como ferramenta de análise associada ao software MAXDA-2022. O desenvolvimento e a análise da pesquisa evidenciaram desafios para consolidação de mais experiências disruptivas na CAP e possibilitou o desenho de um infográfico com doze metas que corroboram com o movimento disruptivo mais ajustado à educação contemporânea. Contemporary Education. Disruptive Innovation. Learning Communities. Discursive Textual Analysis.
Issue Date: 14-Jul-2023
Citation: FERREIRA, Geolange Carvalho. Educação contemporânea - Análise de uma experiência disruptiva. 2024. 88f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino Em Ciências e Saúde – PPGECS da Universidade Federal do Tocantins – UFT, na linha de pesquisa Ensino em Ciências. A pesquisa busca analisar uma experiência disruptiva na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF, a partir dos seguintes objetivos específicos: Identificar as características das propostas didático- pedagógicas na escola lócus da pesquisa e Conhecer as experiências pedagógicas que se anunciam disruptivas na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF. Perseguiu-se o seguinte questionamento: Quais experiências propostas na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-DF que se anunciam disruptivas? O referencial teórico balizador e cujas conversações, em sua pluralidade, ajudaram a tramar a rede conceitual que sustenta essa pesquisa foram: a teorias da inovação disruptiva, de Clayton Magleby Christensen (2012) e o diálogo com Robinson (2019), Moran (2014), Figueiredo (2021), Demo (2005; 2009), no que concerne às propostas pedagógicas contemporâneas. Assume-se o conceito de educação disruptiva criado por Christensen na perspectiva de superação dos modelos educacionais seculares. O corpus da pesquisa foi produzido na entrevista semiestruturada com a gestão escolar da CAP, no acervo documental e mídias digitais. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva-ATD, desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007) como ferramenta de análise associada ao software MAXDA-2022. O desenvolvimento e a análise da pesquisa evidenciaram desafios para consolidação de mais experiências disruptivas na CAP e possibilitou o desenho de um infográfico com doze metas que corroboram com o movimento disruptivo mais ajustado à educação contemporânea.
Abstract: This work is the result of a master's research developed in the Postgraduate Academic Master's Program in Teaching in Science and Health - PPGECS of the Federal University of Tocantins - UFT, in the line of research Teaching in Science. The research seeks to analyze a disruptive experience in the Learning Community of Paranoá-DF from the following specific objectives: Identify the characteristics of the didactic-pedagogical proposals in the research locus school and Know the pedagogical experiences that are announced as disruptive in the Learning Community of Paranoá - DF. The following question was pursued: What experiences proposed in the Learning Community of Paranoá-DF are announced to be disruptive ? The guiding theoretical framework and whose conversations, in their plurality, helped to weave the conceptual network that supports this research were: the theories of disruptive innovation, by Clayton Magleby Christensen (2012) and the dialogue with Robinson (2019), Moran (2014), Figueiredo (2021), Demo (2005;2009), with regard to contemporary pedagogical proposals . The concept of disruptive education coined by Christensen is assumed in the perspective of overcoming secular educational models. The research corpus was produced in the semi- structured interview with CAP's school management, in the documentary collection and digital media. The Discursive Textual Analysis - DTA, developed by Moraes and Galiazzi (2007) was used as an analysis tool associated with the MAXDA-2022 software. The development and analysis of the research highlighted challenges for the consolidation of more disruptive experiences in CAP and enabled the design of an infographic with twelve goals that corroborate with the disruptive movement more adjusted to contemporary education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6765
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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