Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6731
Autor(a): SILVA, Cayo Cesar Gregorio da Costa e.
Orientador: AGUIAR, Vinícius Gomes de.
Título: Sensoriamento remoto:
Palavras-chave: Sensoriamento remoto,;Educação,;BNCC,;Geotecnologias.;Remote Sensing,;Education,;Geotechnologies.
Data do documento: 3-Mai-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Cayo Cesar Gregorio da Costa e. SENSORIAMENTO REMOTO: uma análise a partir da base nacional comum curricular (bncc). 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: Os recursos educacionais digitais, como o sensoriamento remoto (SR), alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem se apresentar como aliados dos professores, ao ampliar as opções de recursos, experiências e interatividade nas práticas pedagógicas, além de possibilitar maior personalização do aprendizado, agregando o pensamento crítico e maior compreensão da temática estudada. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo central de pesquisa, analisar de que forma o sensoriamento remoto pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem preconizado na base nacional comum curricular (BNCC), norteado pelos seguintes objetivos específicos: a) identificar os eixos da BNCC que tratam do uso de tecnologias na educação, especialmente, no que compete ao ensino de Geografia no estado do Tocantins; b) formular um ortomosaico da área geográfica do Centro de Ciências Integradas (CCI), campus UFNT Araguaína-TO, a partir da captação de imagens através de um drone multiespectral. O estado da arte sobre a temática se apresenta com pesquisas e trabalhos científicos que demandam maiores explanações, haja vista que, o tema relacionado às geotecnologias e ao sensoriamento remoto ainda necessita de dados mais precisos, especialmente, no que compete à produção científica sobre o Tocantins, justificando assim, a existência deste trabalho. O trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa dos dados, onde são identificados e caracterizados, determinados aspectos existentes no objeto de pesquisa.
Abstract: Digital educational resources, such as remote sensing (SR), aligned with the national common curricular base (BNCC), can present themselves as allies for teachers, by expanding the options of resources, experiences and interactivity in pedagogical practices, in addition to enabling greater personalization of learning, adding critical thinking and greater understanding of the topic studied. In this context, the present work's central research objective is to analyze how remote sensing can assist in the teaching-learning process recommended in the common national curriculum base (BNCCed by the following specific objectives: a) identify the axes of the BNCC that deal with the use of technologies in education, especially regarding the teaching of geography in the state of Tocantins; b) formulate an orthomosaic of the geographic area of the center for integrated sciences (CCI), UFNT Araguaína-TO campus, based on image capture using a multispectral drone. The state of the art on the subject is presented with research and scientific work that require further explanation, given that the topic related to geotechnology and remote sensing still requires more precise data, especially with regard to scientific production on Tocantins. , thus justifying the existence of this work. The work is characterized as a descriptive and exploratory bibliographic study, with a qualitative approach to the data, where certain aspects existing in the research object are identified and characterized.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6731
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