Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6670
Authors: Sousa, Murillo Meneses De
metadata.dc.contributor.advisor: Grangeiro, Adriano Filipe Barreto
Title: Análise do projeto político pedagógico em escolas públicas do Norte do Tocantins: um olhar voltado para educação física
Keywords: Diretrizes das Políticas;Educação Física;Ensino;Políticas Públicas;Policy Guidelines;Physical Education;Teaching;Public Policy
Issue Date: 3-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Murillo Meneses De Sousa. Análise do projeto político pedagógico em escolas públicas do Norte do Tocantins: um olhar voltado para educação física. 22 f. 2023. Artigo (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) em escolas públicas do ensino fundamental e médio do Norte do Tocantins com olhar voltado para Educação Física. A metodologia deu-se por uma pesquisa de cunho documental, coleta de dados de sete escolas, nas quais foram examinadas políticas, infraestrutura e profissionais a partir dos PPPs analisados, que se remetem à Educação Física, com aplicação de questionário aos professores desta disciplina pertencentes ao corpo docente das respectivas unidades. Ficou constatado que as escolas possuem estrutura básica necessária, demandando de políticas públicas, ações e participação efetiva ampla da comunidade, corpo docente e interessados na feitura dos PPPs. Este estudo destaca a necessidade premente de políticas educacionais que priorizem a Educação Física, incorporando adequadamente suas metas e objetivos nos PPPs das escolas. Essa abordagem inclusiva e equilibrada deve garantir a presença de profissionais qualificados, bem como promover práticas que estimulem os benefícios físicos, cognitivos e sociais da atividade física no ambiente escolar.
Abstract: This work aimed to analyze the Political Pedagogical Project (PPP) in public elementary and secondary schools in the North of Tocantins with a focus on Physical Education. The methodology was based on documentary research, collecting data from seven schools, in which policies, infrastructure and professionals were examined based on the PPPs analyzed, which refer to Physical Education, with the application of a questionnaire to teachers of this discipline belonging to to the teaching staff of the respective units. It was found that schools have the necessary basic structure, requiring public policies, actions and broad effective participation from the community, teaching staff and those interested in the implementation of PPPs. This study highlights the pressing need for educational policies that prioritize Physical Education, adequately incorporating its goals and objectives into school PPPs. This inclusive and balanced approach must guarantee the presence of qualified professionals, as well as promote practices that stimulate the physical, cognitive and social benefits of physical activity in the school environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6670
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MURILLO.pdf458.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.