Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTESTA, Lennice Matias da Silva-
dc.contributor.authorNOBRE-
dc.date.accessioned2024-03-25T18:07:39Z-
dc.date.available2024-03-25T18:07:39Z-
dc.date.issued2020-07-09-
dc.identifier.citationNOBRE, Lennice Matias da Silva. Implicações do Trabalho Pedagógico por meio do Cordel: As Mulheres Heroínas da Zona Rural. 133 f. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6653-
dc.description.abstractThe present study deals with the implications of working with the cordel conducted with a group of 9th graders at a public state school. The central objective of this study was to accomplish the literacy literacy from the practices of reading and writing of literacy texts. Methodologically, this research focuses on the basic and expanded sequence proposed by Rildo Cosson (2018), with an interpretative qualitative analysis. As a theoretical framework we support the following authors: Antonio Candido (2006), Regina Zilberman (2008), Miguel P. Barros (2015), Ana Maria O. Galvão (2002), Ana C. Marinho e Hélder Pinheiro (2012), Jarid Arraes (2017), Paul Zumthor (2018) and Pierre Barbéris (2006). As a result, we point out that, even facing so many problems in relation to the teaching of literature it is possible in schools, from the literacy literacy practices, to expand the reading of literacy texts and the textual productions so that there will be more identification and meaning for students in their social life by integrating the various knowledges and the copings ways.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLiteracy literacypt_BR
dc.subjectTeaching of literaturept_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleImplicações do Trabalho Pedagógico por meio do Cordel: As Mulheres Heroínas da Zona Ruralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata das implicações do trabalho com o cordel realizado com uma turma de 9º ano em uma escola pública da rede estadual de ensino no local de nossa pesquisa. Objetivo central deste estudo foi o de efetivar o letramento literário a partir das práticas de leitura e de escrita de textos literários. Metodologicamente, essa pesquisa privilegia a sequência básica e expandida de Rildo Cosson (2018), com uma análise de viés qualitativo interpretativista. Como fundamentação teórica nos apoiamos nos seguintes autores: Antonio Candido (2006), Regina Zilberman (2008), Miguel P. Barros (2015) Ana M. O. Galvão (2002), Ana C. Marinho e Hélder Pinheiro (2012), Jarid Arraes (2017), Paul Zumthor (2018) e Pierre Barbéris (2006). Como resultados apontamos que, mesmo diante de tantas problemáticas no tocante ao ensino de literatura, é possível no âmbito escolar, a partir das práticas de letramento literário, expandir a leitura de textos literários e as produções textuais de modo que haja mais identificação e sentido para os alunos em sua vida social integrando-os a vários saberes e a modos de enfrentamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LENNICE MATIAS DA SILVA NOBRE-DISSERTAÇÃO-PROFLETRAS.pdf4.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.