Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6643
Autor(a): Santana, Juliana Alves
Orientador: Schott, Eloise
Título: Atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar em municípios do Estado do Tocantins no período da pandemia de Covid-19
Palavras-chave: Alimentação Escolar;Nutricionistas;COVID-19;Política Pública;School Feeding;Nutritionists;Public Policy.
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTANA, Juliana Alves. Atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar em municípios do Estado do Tocantins no período da pandemia de Covid-19. 2023.39f. Monografia (Graduação). Curso de Nutrição. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2023.
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das políticas públicas mais antigas e consolidadas na área de Segurança Alimentar e Nutricional. No decorrer do tempo, o PNAE foi submetido a muitas retificações para que continuasse a assegurar a qualidade alimentar dos escolares e promovendo saúde. Dentre as alterações de êxito, se destaca a institucionalização do nutricionista no PNAE, considerando que as atribuições desempenhadas por este profissional propulsionam o programa rumo a execução dos seus objetivos quanto a alimentação escolar. Em 2020, o PNAE foi submetido a uma nova alteração quanto a oferta da alimentação escolar em virtude da ocorrência da pandemia da COVID-19, onde a distribuição de kits de alimentos foi uma das estratégias emergenciais adotadas para que os impactos da insegurança alimentar e nutricional fossem mitigados. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo realizar a análise da atuação do nutricionista no PNAE em municípios do Tocantins durante o ano de 2021. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, onde foram utilizados dados secundários do CECANE/TO. Os resultados apontaram diferenças quanto a execução das atividades inerentes aos nutricionistas, onde foi evidenciado pela maioria deles a execução das atividades consideradas técnicas administrativas, enquanto a minoria destes profissionais relatara efetuarem as atividades consideradas técnicas operacionais, que necessitavam do profissional presente na escola. Concluiu-se que um dos prováveis motivos para tais discrepâncias seja a ocorrência da pandemia da COVID-19, onde a suspenção das aulas culminou na inviabilização da execução de algumas de suas atividades, o que ampliou a existência de inconformidades da atuação dos nutricionistas. Por fim, faz-se necessária a realização de novos estudos após a pandemia da COVID-19, a fim de verificar se a execução das atribuições tem sido normalizada ou se estas continuam sendo um problema decorrente do trabalho dos nutricionistas.
Abstract: The National School Feeding Program (PNAE) is one of the oldest and most consolidated public policies in the area of Food and Nutrition Security. Over time, the PNAE was subjected to many amendments in order to continue to ensure the quality food for schoolchildren and promoting health. Among the successful changes, the institutionalization of the nutritionist in the PNAE stands out, considering that the attributions performed by this professional propel the program towards the execution of its objectives regarding school meals. In 2020, the PNAE underwent a new change regarding the provision of school meals due to the occurrence of the COVID-19 pandemic, where the distribution of food kits was one of the emergency strategies adopted so that the impacts of food and nutritional insecurity were mitigated. In view of this, the present work aims to carry out the analysis of the performance of the nutritionist in the PNAE in municipalities of Tocantins during the year 2021. This is a descriptive quantitative research, where secondary data from CECANE/TO were used. The results showed differences regarding the performance of activities inherent to nutritionists, where it was evidenced by most of them the execution of activities considered administrative techniques, while the minority of these professionals reported carrying out activities considered operational techniques, which needed the professional present at the school. It was concluded that one of the probable reasons for such discrepancies is the occurrence of the COVID-19 pandemic, where the suspension of classes culminated in the impossibility of carrying out some of their activities, which increased the existence of nonconformities in the performance of nutritionists. Finally, it is necessary to carry out new studies after the COVID-19 pandemic, in order to verify whether the execution of attributions has been normalized or whether these continue to be a problem arising from the work of nutritionists.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6643
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