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Authors: Sousa, Hugo Junio Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: Etnoconhecimento na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade
Keywords: Etnoconhecimento; Educação do Campo; Educação Quilombola; Pensamento Complexo; Transdisciplinaridade; Ethnoknowledge; Rural Education; Quilombola Education; Complex Thinking; Transdisciplinarity
Issue Date: 20-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: SOUSA, Hugo Junio Ferreira de. Etnoconhecimento na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2023. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT), propõe dissertar sobre como é relacionado o etnoconhecimento (saberes, tradições e culturas, passadas de geração a geração em comunidades tradicionais) – na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade – na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, instituição pública localizada na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, em Arraias, Tocantins, Brasil. Para fundamentar nossa investigação, embasamo-nos nos pressupostos do etnoconhecimento elencados por Miranda (2007), Nascimento (2013) e Rocha (2014); da educação do campo de Arroyo, Caldart e Molina (1998); do pensamento completo de Morin (1977, 2000, 2002, 2003, 2010, 2011, 2015); da transdisciplinaridade de Fazenda (1993), D’Ambrosio et al. (1998), Melo (1999), Nicolescu (1999), Moraes (2008) e Santos (2008); dentre outros elementos essenciais à discussão proposta. A abordagem qualitativa e de natureza básica foi possível por meio da pesquisa exploratória, bibliográfica e doc umental, cuja técnica de investigação corresponde à entrevista semiestruturada, à observação participante e à análise de documentos, o que corresponde à triangulação metodológica propriamente dita. Como resultados do trabalho, destacamos as percepções dos profissionais quanto à integração dos saberes e fazeres da comunidade e inseridos em conteúdos escolares, bem como a necessidade de pensar na totalidade para integrar os conhecimentos em vários níveis de realidade. No entanto, a instituição observada apresentou carências quanto aos documentos que regem o ensino em escolas rurais no referido município, como as Diretrizes para Educação do Campo e Educação Quilombola; inexistência do Projeto Político-Pedagógico (PPP), relativo ao currículo e à formação docente para a atuação em escolas do campo; e lacunas concernentes à estrutura física e pedagógica nos estabelecimentos de ensino da comunidade supramencionada. Assim, acreditamos que esta pesquisa pode contribuir com os debates relativos ao ensino em escolas nos ambientes rurais, em se tratando da necessidade de analisar o contexto que envolve essa modalidade sob a ótica do pensamento complexo e transdisciplinar.
Abstract: This study, linked to the line of research Curriculum, Teacher Training and Teaching Knowledge, of the Postgraduate Program in Education at Federal University of Tocantins (PPGE/UFT), proposes to lecture about how ethnoknowledge (knowledge, traditions and cultures, passed from generation to generation in traditional communities) – from the perspective of Rural Education under the epistemology of complex thinking and transdisciplinarity – at the Nossa Senhora da Conceição Municipal School, a public institution located in the Kalunga do Mimoso Quilombola Community, in Arraias, Tocantins, Brazil. To support our investigation, we are based on the assumptions of ethnoknowledge listed by Miranda (2007), Nascimento (2013) and Rocha (2014); rural education by Arroyo, Caldart and Molina (1998); the complete thought of Morin (1977, 2000, 2002, 2003, 2010, 2011, 2015); the transdisciplinarity of Fazenda (1993), D’Ambrosio et al. (1998), Melo (1999), Nicolescu (1999), Moraes (2008) and Santos (2008); among other essential elements to the proposed discussion. The qualitative and basic approach was possible through exploratory, bibliographic and documentary research, whose investigation technique corresponds to semi- structured interviews, participant observation and document analysis, which corresponds to methodological triangulation itself. As results of the work, we highlight the professionals’ perceptions regarding the integration of knowledge and practices from the community and inserted into school content, as well as the need to think as a whole to integrate knowledge at various levels of reality. However, the observed institution presented deficiencies in the documents that govern teaching in rural schools in that municipality, such as the Guidelines for Rural Education and Quilombola Education; non-existence of the Political-Pedagogical Project (PPP), relating to the curriculum and teacher training for work in rural schools; and gaps concerning the physical and pedagogical structure in educational establishments in the aforementioned community. Thus, we believe that this research ca n contribute to debates regarding teaching in schools in rural environments, when it comes to the need to analyze the context surrounding this modality from the perspective of complex and transdisciplinary thinking.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6629
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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