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Autor(a): Dias, Lorrany Conceição
Orientador: Claro, Lisiane Costa
Título: O papel pedagógico no âmbito da assistência estudantil para a permanência na Universidade Federal doNnorte do Tocantins
Palavras-chave: Assistência Estudantil;Ações Afirmativas;Apoio Pedagógico;Auxílio;Student Assistance;Affirmative Actions;Pedagogical Support;Aid
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Lorrany Conceição Dias. O papel pedagógico no âmbito da assistência estudantil para a permanência na Universidade Federal doNnorte do Tocantins. 64 f. 2023. Monografia (Graduação) Universidade Federal Do Norte do Tocantins (UFNT), Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.
Resumo: Este trabalho trata da Assistência Estudantil nas Instituições de Ensino Superior, destacando a relevância de suas políticas públicas e reconhecendo as ações afirmativas no que se refere a garantia e permanência dos discentes no meio acadêmico. Ao evidenciar a importância do trabalho pedagógico no setor responsável nas universidades públicas federais e o papel do pedagogo neste âmbito, a pesquisa tem como objetivo investigar como é realizada a atuação pedagógica na Assistência Estudantil da UFNT. Para tanto, a presente pesquisa de abordagem qualitativa, sustenta-se em um levantamento bibliográfico, com revisão de literatura, na análise de documentos institucionais que constituem a fundamentação e instrumentalização das políticas de Assistência Estudantil e de ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal do Norte do Tocantins, além da utilização de um questionário aos discentes e entrevista com o profissional pedagogo do Campus de Tocantinópolis que atua o Setor de Assistência Estudantil. Como resultados, apresenta-se que a Assistência Estudantil teve um grande avanço no decorrer dos anos, deslocando suas ações de um público elitizado para um público com vulnerabilidade socioeconômica, e, neste processo, a atuação do pedagogo se torna fundamental na composição de uma equipe multidisciplinar no setor das Universidades. Entende-se que a atuação pedagógica dentro das Instituições de Ensino Superior com vistas ao acesso e permanência estudantil, é fundamental em um país com profundas marcas de desigualdade como o Brasil, mas que não pode ser considerada a única solução para questões estruturais presentes na sociedade e tampouco ser responsabilizada isoladamente dentro de um projeto universitário. Compreende-se a importância das políticas de Assistência Estudantil e das ações afirmativas e o acompanhamento atribuídos ao Setor pedagógico, além dos auxílios advindos da Assistência Estudantil, que são elementos fundamentais para que os alunos concluam sua formação. Não obstante, fica evidente a necessidade de uma construção coletiva e com a participação efetiva estudantil de uma política institucional que corresponda às demandas da Universidade Federal do Norte do Tocantins e que atualize as resoluções e programas efetivos na instituição que ainda está em processo de emancipação em seus primeiros anos de vida.
Abstract: This work deals with Student Assistance in Higher Education Institutions, highlighting the relevance of Student Assistance policies and recognizing affirmative actions regarding the guarantee and permanence of students in the academic environment, especially highlighting the importance of pedagogical work in the sector responsible for federal public universities and the role of the pedagogue. Therefore, this qualitative research is based on a bibliographical survey, with a literature review, on the analysis of institutional documents that constitute the foundation and instrumentalization of Student Assistance policies and affirmative actions within the scope of the Federal University of the North. do Tocantins, in addition to the use of a questionnaire to the students and an interview with the professional pedagogue of the Tocantinópolis Campus who works in the Student Assistance Sector. As a result, it is shown that Student Assistance has made great progress over the years, shifting its actions from an elite public to a public with socioeconomic vulnerability, and, in this process, the role of the pedagogue becomes fundamental in the composition of a team multidisciplinary approach in the Universities sector. It is understood that the pedagogical performance within Higher Education Institutions, with a view to student access and permanence, is fundamental in a country with deep marks of inequality such as Brazil, but which cannot be considered the only solution for structural issues present in society. nor be held accountable in isolation within a university project. The importance of Student Assistance policies and affirmative actions and follow-up assigned to the Pedagogical Sector is understood, in addition to the assistance coming from Student Assistance, which are fundamental elements for students to complete their training. Nevertheless, it is evident the need for a collective construction and with effective student participation of an institutional policy that corresponds to the demands of the Federal University of Northern Tocantins and that updates the resolutions and effective programs in the institution that is still in the process of emancipation in his first years of life.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6616
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