Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6611
Autor(a): Paz, Maria Damiana Melo da
Orientador: Oliveira, Sirlene Maria Dias de
Título: Responsabilidade social: atuação da unidade móvel de biblioteca do SESC-TO - Bibliosesc
Palavras-chave: Educação;Leitura;Biblioteca;Acesso a informação;Education;Reading;Library;Access to information;BiblioSesc
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: PAZ, Maria Damiana Melo da. Responsabilidade social: atuação da unidade móvel de biblioteca do SESC - TO - BiblioSesc. 2018.34f. Monografia (Graduação). Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2018.
Resumo: O referido trabalho tem por objetivo abordar a importância do trabalho desenvolvido pela unidade de biblioteca móvel do SESC/ TO em Palmas e como ela pode ajudar e incentivar a leitura de jovens e crianças que não tem o hábito de ler. Para isso foi necessário analisar o que é o projeto BiblioSesc e como o trabalho é desenvolvido. Desse modo, o Projeto BiblioSesc vem alcançando seu objetivo de formar leitores e promover a melhoria na qualidade de vida pelo acesso à informação, por ser uma biblioteca itinerante, gratuita e de livre acesso. Quanto à natureza, a pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa de cunho exploratório. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar o perfil do/a usuário/a e a contribuição do projeto para a prática de leitura dos/as usuários. A análise dos dados evidenciou que os/as usuários/as são estimulados quanto à prática da leitura no projeto, uma vez que não têm acesso à outra biblioteca, e consequentemente acesso à informação. Portanto, constatou-se que a atuação do projeto nas comunidades em parceria com as associações, tem contribuído para a inclusão social dos/as usuários/as do BiblioSesc
Abstract: The purpose of this paper is to discuss the importance of the work carried out by the mobile library unit of SESC / TO in Palmas and how it can help and encourage the reading of young people and children who are not in the habit of reading. For this it was necessary to analyze what the BiblioSesc project is and how the work is developed. In this way, the BiblioSesc Project has achieved its goal of training readers and promoting the improvement of the quality of life through access to information, since it is a free, free and open source library. As for nature, the research had a quantitative-qualitative approach of exploratory nature. A questionnaire with closed and open questions was used as a data collection instrument to identify the user's profile and the contribution of the project to the users' reading practice. The analysis of the data showed that the users are stimulated as to the reading practice in the project, since they do not have access to the other library, and consequently access to the information. Therefore, it was verified that the project's performance in the communities in partnership with the associations, has contributed to the social inclusion of the users of BiblioSesc.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6611
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